C.Vale

Notícias

24/08/2012 | Encontro leiteiro apresenta novas tecnologias aos produtores

Sessenta integrados participaram na quinta-feira, 23, em Palotina do 18º Encontro Regional de Produtores de Leite. O evento promovido pela C.Vale teve como tema central O Leite na Sustentabilidade do Agronegócio. O vice-presidente da cooperativa, Ademar Pedron, participou da abertura do encontro e destacou que a atividade leiteira, além de econômica, exerce um papel social muito forte. “Além de ajudar o associado a diversificar, o leite é uma atividade que gera emprego, produção e renda a sua família”, afirmou Pedron.
O engenheiro florestal e economista, Ricardo Rochadelli, da Universidade Federal do Paraná, falou sobre a economia mundial e os impactos na atividade leiteira. Ele reforçou que o gerenciamento da propriedade nos momentos de crise, garante o sucesso do produtor. “O produtor deve investir em capital, melhorar sua capacidade técnica, suas máquinas e o plantel. Além de garantir uma renda maior, ele será menos afetado pelas crises de preços de insumos, a nível internacional.”
O médico veterinário e mestre em cirurgia animal pela UNESP, Piero Teodoro, tratou sobre prevenção e tratamento de infecções de casco. Para ele, o casqueamento de bovinos é um procedimento que previne doenças e garante melhor desempenho produtivo do rebanho. “O produtor deve estar sempre atento. O crescimento excessivo do casco prejudica a saúde do animal”, disse Teodoro.

Motivação
O encerramento do 18º Encontro Regional de Produtores de Leite foi marcado por uma palestra motivacional com o consultor, João Carlos de Oliveira, que falou sobre a transformação das ideias em ações. O palestrante destacou a importância de os produtores comemorarem suas conquistas. “O produtor deve vibrar a cada meta cumprida, assim ele automaticamente se motivará a produzir mais”, aponta o palestrante. 
Hidekatsu Takahashi, produtor de leite em Terra Roxa, revela que o encontro recarregou suas energias para continuar exercendo um trabalho com qualidade na propriedade. “A gente está sempre aprendendo. Temos que estar abertos ao conhecimento, mas sempre encarando as coisas com bom humor”, disse.
O jovem Juliano Cândido de Moura acredita que eventos como este, estimulam os produtores. “É muito importante este trabalho que a C.Vale desenvolve na formação educacional do associado. São instrutores de alto nível, que dominam os assuntos e nos dão os direcionamentos para aplicarmos na propriedade.” Para o associado Leonir Antônio Rossato, de Palotina, as palestras complementaram os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. “Mesmo com a experiência, sempre saímos destes encontros sabendo mais. Isto nos motiva a continuar na atividade e aumentar a nossa produção”, finalizou.

Encontro reuniu 60 produtores na Asfuca de Palotina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br