C.Vale

Notícias

11/07/2012 | Olho na produção, foco na negociação

Além de produzir, é preciso saber negociar e aproveitar oportunidades

O paranaense Evandro Foppa viu na C.Vale uma aliada para colocar em prática a estratégia que traçou quando chegou ao Mato Grosso em 2003. Ele queria combinar segurança com rentabilidade na comercialização da produção de soja, milho e arroz que cultiva em 1.773 hectares no município de Santa Carmem. Ele e o pai Leonide chegaram à conclusão de que era preciso planejar as vendas definindo uma margem de lucro para cada cultura. Quando as cotações alcançam o percentual pretendido, eles “travam” contratos e acertam a venda futura, reduzindo o risco de vender a produção por preços menos atraentes. Torcedor do Internacional, que foi eliminado da Libertadores, mas conquistou o Campeonato Gaúcho de 2012, Evandro traça um paralelo do futebol com a agricultura, dizendo que os dois segmentos têm altos e baixos. Entende que o Colorado soube aproveitar a boa fase e cresceu nos últimos anos até ser o “campeão de tudo”. O produtor rural tem que aproveitar os períodos em que as cotações agrícolas estão em alta para fechar bons negócios. Evandro não deixou passar os bons preços da soja para negociar com a C.Vale não só a safra 2012/13, mas até mesmo a produção de 2013/14. Para isso, ele levou em conta o mercado futuro, as tendências de cultivo dos produtores norte-americanos e brasileiros, os custos de produção e as estimativas de produção de sua propriedade, onde vive com a esposa e dois filhos. Natural de Pranchita (sudoeste PR) Evandro Foppa justifica sua estratégia. “Tenho segurança depois que entrego a produção, a localização da unidade me ajuda e a C.Vale é pontual no pagamento das fixações.”

Gerente da C.Vale, Sebastião Silva, associados Evandro Foppa e o pai Leonide,  o agrônomo Ramiro Mattos: cooperativa e os dois produtores já acertaram comercialização da safra 2013/14

TURVO
Outro produtor que se beneficia da atuação da C.Vale é Valmir Venski. Pouco tempo depois de a cooperativa começar a atuar no município de Turvo, região central do Paraná, em 2009, ele não pensou duas vezes quando recebeu o convite para integrar o quadro de cooperados da C.Vale. “Tudo começou quando fui fazer uma cotação de sementes para plantar milho para silagem. Fui a outros estabelecimentos e resolvi também cotar na C.Vale, onde fui muito bem atendido. O atendimento fez toda a diferença, por isso tenho trabalhado com a cooperativa.” Além disso, os produtos e serviços oferecidos pela C.Vale também pesaram, acrescenta.
Venski possui uma área de 90 alqueires, dos quais 85 são destinados ao gado de corte e de leite. Os cinco alqueires restantes são usados no cultivo de milho para silagem. A meta do produtor é aumentar o rebanho de gado de corte para 150 cabeças, permanecendo com o mesmo plantel de animais destinados à produção de leite.
Ele também destaca a qualidade dos produtos comercializados pela cooperativa. “Além das sementes para pastagem e para o plantio de milho, as rações fabricadas pela C.Vale são de excelente qualidade. Prova disso é a grande aceitação e o porte dos animais”, completa o produtor, que é casado há dois anos com Edinei e que tem como hábito ler a revista C.Vale.

Valmir e a esposa Edinei querem ampliar rebanho para 150 cabeças

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br