C.Vale

Notícias

19/06/2012 | Inverno deve ser chuvoso no Sul e Centro-Oeste

Encontro do Agronegócio reuniu 180 pessoas na Asfuca de Palotina

As chuvas devem ficar acima da média na região Sul do Brasil durante o inverno de 2012. O padrão climático já está mudando, impulsionado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na costa da América do Sul. Essa elevação da temperatura da superfície do mar ainda não caracteriza o El Niño, mas indica uma tendência de retorno do fenômeno. Com isso, o volume das chuvas deve ser superior aos níveis históricos na maior parte do segundo semestre no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraguai, informa Alexandre Aguiar, diretor de comunicação da MetSul Meteorologia. O excesso de chuvas pode se estender pelo período de plantio da soja, entre o final de setembro e durante o mês de outubro.
Ao participar do Encontro do Agronegócio da C.Vale, nesta terça-feira, em Palotina e Assis Chateaubriand, Aguiar antecipou que o inverno não será de frio constante. Bloqueios atmosféricos vão manter o tempo fechado e com temperaturas altas para a estação, mas períodos de frio extremo também deverão ocorrer. No Sul do país, o risco de temporais também aumenta entre o final do inverno e o início da primavera, advertiu. Em Mato Grosso, as chuvas devem ser acima da média, inclusive atrapalhando a colheita do milho safrinha.
O supervisor agronômico da C.Vale, Enoir Pellizzaro, tratou sobre os problemas emergentes no sistema de produção agrícola. Pellizzaro alertou os produtores para os cuidados com relação aos nematóides e ao capim amargoso. “É importante que o produtor faça a prevenção e monitore as suas lavouras, pois os nematóides e o capim amargoso podem causar prejuízos significativos.”
O gerente do Departamento de Operações e Mercado da C.Vale, Valentim Squisatti,  falou sobre tendências do mercado agrícola, destacando que as cotações da soja e do milho, no curto prazo, serão influenciadas pelas condições climáticas nas regiões agrícolas dos Estados Unidos. Dados mais recentes indicam piora das lavouras devido ao clima seco, mas ainda é cedo para se falar em produtividade final, observou. Ele acredita em preços da soja acima da média dos últimos cinco anos. Para o milho, Squisatti projeta valores dentro a abaixo da média.

Em Assis Chateaubriand 200 pessoas participaram do evento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br