C.Vale

Notícias

04/06/2012 | Vazio sanitário da soja começa dia 15 no Paraná

Vazio sanitário visa evitar o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática

Entre os dias 15 de junho a 15 de setembro estará proibido o plantio ou a manutenção de plantas vivas de soja no Paraná. O vazio sanitário visa evitar ou retardar ao máximo o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática, doença que ataca a cultura e causa sérios prejuízos econômicos aos produtores.
De acordo com o engenheiro agrônomo da C.Vale, Gilmar Sponchiado, durante o período do vazio sanitário os produtores devem fazer o monitoramento da propriedade e eliminar todas as plantas vivas de soja, mesmo aquelas que nascem entre outras culturas e nas margens das estradas vicinais e carreadores de acesso à propriedade. “É muito importante que o produtor da nossa região respeite este período, para que tenhamos uma redução bastante drástica da ferrugem asiática no próximo cultivo da soja”, afirmou Sponchiado.
O vazio sanitário foi instituído por lei no Paraná pela resolução 120 de 2007, atendendo uma solicitação dos próprios produtores, que viram nessa medida uma forma eficaz de evitar a disseminação do fungo que provoca a ferrugem asiática e ataca principalmente a safra normal da soja durante o verão. Quem não atender às determinações poderá ser autuado e multado.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br