C.Vale

Notícias

15/05/2012 | C.Vale instala biodigestores e reduz emissão de gases do efeito estufa

Os resultados positivos com a implantação de biodigestores na Amidonaria de Navegantes, em Assis Chateaubriand (PR), estimularam a C.Vale a expandir a tecnologia para mais uma de suas unidades industriais. Já entrou em fase experimental o biodigestor da Amidonaria de São José, em Terra Roxa (PR).
Em Navegantes, a cooperativa também colocou em operação um segundo biodigestor. Com a capacidade duplicada, o gás metano gerado pelos efluentes industriais (biomassa da mandioca) têm sido melhor aproveitados para combustão nas caldeiras. Segundo o engenheiro ambiental da C.Vale, Guilherme Daniel, já foi constatada redução de 75% do consumo médio de cavaco. “Em dias em que a indústria opera com sua capacidade total de 400 toneladas/dia, a economia de cavaco na alimentação da caldeira chega próximo a 100%”, complementa Daniel.
Para canalizar o gás, uma das cinco lagoas de tratamento foi coberta com uma manta especial. O gás é conduzido por meio de compressores e ventiladores até a caldeira, que o transforma em energia térmica. No sistema convencional, as lagoas são abertas liberando o gás metano para a atmosfera. “Com a nova tecnologia, a cooperativa está evitando a contaminação do solo, das águas e ainda reduzindo os gases do efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura do planeta”, destaca o presidente da C.Vale Alfredo Lang.
A cooperativa também estabeleceu uma parceria técnico-científica com a Itaipu Binacional para estudos, desenvolvimento e aplicação de tecnologias voltadas ao aproveitamento de biomassa como fonte de energia. Além das unidades instaladas nas amidonarias, a cooperativa pretende colocar biodigestores na Unidade Produtora de Leitões e no abatedouro de aves, ambos em Palotina.

BIODIGESTOR
Biodigestor é um equipamento usado para a produção de biogás, uma mistura de gases (cerca de 75% metano e 25% de gás carbônico) gerado a partir da decomposição do bagaço da mandioca em condições anaeróbicas (ausência de oxigênio), que se transforma em gás metano. Este gás é inflamável e pode ser aproveitado para alimentação de caldeiras.

Biodigestor da amidonaria São José em Terra Roxa é segunda indústria da C.Vale a aproveitar gases de efluentes industriais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br