C.Vale

Notícias

26/04/2012 | Lang diz que aprovação do Código representa avanço

Lang fez uma avaliação positiva sobre a aprovação do Novo Código Florestal

Depois de quase 13 anos em tramitação, o Novo Código Florestal foi aprovado, nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados por 274 votos favoráveis, 184 contrários e duas abstenções. Um dos principais pontos de divergência para a aprovação do relatório do deputado, Paulo Piau, era a recomposição das Áreas de Preservação Permanente. Os deputados acabaram aprovando a exigência de recomposição de 15 metros de matas em beira de rios de até 10 metros de largura. O texto aprovado ontem permite a possibilidade de exploração econômica de Áreas de Preservação Permanente em regiões de atividades agropecuárias consolidadas desde que tenham sido desmatadas até 22 de julho de 2008. Os deputados também aceitaram a proposta que derruba a limitação de crédito para produtores que não estiverem em dia com a legislação ambiental. Agora a presidente Dilma Roussef terá 30 dias para sancionar ou vetar o projeto que substitui a legislação em vigor há 47 anos.
O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, fez uma avaliação positiva sobre a aprovação do novo Código Florestal. Para ele, o Código ainda não é o ideal, mas tira o produtor da ilegalidade. “Esperamos agora que o projeto seja sancionado pela presidente da República para mais adiante discutirmos alguns pontos que não ficaram de acordo com o que o nosso setor esperava.”
Lang entende que os associados e a liderança da cooperativa pressionaram os parlamentares pela aprovação de mudanças no Código Florestal. Ele lembra que mais de 40 mil cartas e milhares de e.mails foram enviados pelos cooperados da C.Vale, em 2009, defendendo alterações na legislação ambiental. “O rumo desta história talvez fosse outro se os produtores da C.Vale não tivessem se mobilizado quando lançamos a campanha Mata ciliar sim, reserva legal não. O esforço valeu a pena. Agradecemos a todos que foram solidários no sentido de implantar o Código Florestal dentro de uma visão de produção de alimentos sem comprometer a preservação ambiental”, finalizou o presidente.


 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br