C.Vale

Notícias

16/05/2011 | C.Vale contabiliza prejuízos com incêndio

Mobilização é para retomar abate já nesta terça-feira

A C.Vale está se preparando para retomar as atividades do abatedouro de frango em Palotina. A indústria foi parcialmente destruída por um incêndio na última sexta-feira (13). Por um lado, dirigentes da cooperativa passaram o final de semana reunidos elaborando um plano emergencial de ação. Numa outra frente, funcionários se dedicaram à limpeza de parte da área afetada pelo fogo e consertando as instalações de uma das linhas de produção para recomeçar o abate já nesta terça-feira (17).

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, tornou a reforçar que todas as medidas estão sendo tomadas para que produtores e funcionários não sejam prejudicados. "A produção no campo será mantida dentro da normalidade, sem aumento do intervalo sanitário. A única coisa que pode ocorrer é algum atraso na idade dos lotes. Quanto aos funcionários, nenhum será demitido. Vamos precisar de todos para a retomada do abate", enfatizou Lang.

No sábado, o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves, esteve na cooperativa e assegurou que nesse período de ajustes estruturais os fiscais do Serviço de Inspeção Federal (SIF) darão apoio à cooperativa para permitir que as atividades sejam normalizadas o mais rapidamente possível. Ele afirmou, porém, que os processos para garantir a qualidade da carne e o bom conceito que a indústria avícola brasileira desfruta no exterior serão preservados. Lang concordou. "Como presidente da C.Vale jamais permitiria que a qualidade e a segurança alimentar fossem comprometidas. Esse é o nosso grande diferencial", complementou. Nos próximos dias, a cooperativa estará acertando um cronograma de abate em outras cooperativas e frigoríficos da região.

Segundo Lang, o abatedouro de frangos está coberto por seguro. No dia do incêndio peritos da seguradora estiveram no local e, em função dos grandes estragos causados nas estruturas de concreto, metálicas, máquinas e equipamentos tiveram que acionar o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). "Ainda não sabemos o que causou o incêndio, mas tão logo a perícia técnica emita um laudo, divulgaremos", avisa o presidente da C.Vale.

O incêndio começou por volta das 2 horas da madrugada no setor de embalagens do abatedouro e se alastrou pela armazenagem e expedição. O fogo só foi controlado por volta das 6h30 com a mobilização de funcionários e bombeiros de toda a região. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Toledo, seis viaturas de combate a incêndio, cinco caminhões de apoio, 24 bombeiros, além da equipe da brigada de incêndio da cooperativa foram necessários para controlar as chamas. Foram utilizados na operação cerca de 500 mil litros de água.

"Os estragos foram bem maiores do que imaginávamos. Mas graças a Deus os prejuízos se limitaram ao financeiro. Nenhum funcionário se machucou. O desafio agora é reconstruir", comentou Lang. Segundo ele, dentro de seis meses, a expectativa é colocar o abatedouro funcionando em sua plenitude.

Trabalham no abatedouro da C.Vale cerca de 3.500 funcionários em dois turnos. Atualmente são abatidos 330 mil aves/dia. O frigorifico tem 45 mil metros quadrados de área construída, dos quais cerca de 20 mil foram danificados. A estrutura atingida foi inaugurada em abril de 2005, com investimento superior a R$ 240 milhões.

A C.Vale colocou a disposição o telefone 0800-443300 para esclarecimentos de dúvidas relacionadas ao sinistro ocorrido no abatedouro de aves.

Incêndio atingiu 20 mil dos 45 mil metros quadrados do abatedouro

Fogo começou pelo setor de embalagens onde havia papelão e plásticos

Câmara de estocagem estava com 2.200 toneladas de carne

Fogo afetou vigas e cobertura do abatedouro

Incêndio provocou queda de duas "tesouras" de 18 toneladas cada que sustentavam cobertura

Estrutura de 22 metros de comprimento usada na cobertura não resistiu ao fogo de 800 ºC

Tubulações de amônia e cobertura metálica foram destruídas pelo fogo

Fogo iniciou por volta das 2 horas e foi controlado em torno de 6h30 da manhã.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br