C.Vale

Notícias

07/01/2019 | Chuvas frequentes no começo de 2019

Probabilidade de El Niño está em 94% em dezembro-janeiro-fevereiro

Com probabilidade de formação de El Niño superior a 90% no trimestre dezembro-janeiro-fevereiro, existe o risco de períodos mais úmidos durante a colheita da soja no Paraná. As primeiras lavouras começam a ser colhidas ao final da primeira quinzena de janeiro no oeste do estado. "As previsões indicam maior frequência de chuva por aproximadamente 15 dias, entre 10 e 25 de janeiro", alerta Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Ele diz ainda, que os primeiros dez dias de fevereiro também devem ser úmidos. Já as temperaturas vão se alternar e eventuais períodos mais frios não devem ser duradouros. Essa condição reduz a possibilidade de alongamento do ciclo da soja, a exemplo do que ocorreu nos dois últimos anos por influência do fenômeno La Niña.

 

CENTRO-OESTE

A alternância de períodos secos e mais úmidos também será a característico da fase final do ciclo da soja no Centro-Oeste do Brasil. "Os produtores de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul passarão por alguns períodos mais complicados para a colheita, mas em verões de El Niño, as invernadas (períodos chuvosos) não costumam ser muito longas. Então, teremos adversidades, mas também aparecerão janelas favoráveis para a colheita da soja e instalação do milho safrinha", projeta Oliveira.

 

RS e SC

As chuvas devem repetir o padrão dos últimos seis anos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estados que cultivam soja mais tardiamente. Conforme o meteorologista da Somar, a previsão é de chuvas frequentes nos dois estados em 2019. O risco de estiagem prolongada é menor este ano na comparação com o ano passado para todas as áreas, inclusive na fronteira com o Uruguai. "O único senão é a possibilidade de excesso de chuva na colheita, algo normal quando o Oceano Pacífico está mais quente que o normal", antecipa Oliveira.

Chuvas e períodos secos devem se alternar durante a colheita no PR, MS e MT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br