C.Vale

Notícias

13/11/2018 | CLIMA: Safra começa com chuvas irregulares

Tendência maior é de que períodos secos se alternem com chuvas

A safra de verão 2018/19 começa sem um fenômeno climatológico estabelecido. As águas do Oceano Pacífico seguem em padrão de neutralidade climática e assim devem permanecer até novembro. A região do oceano mais próxima do Peru e do Equador é a que mais influencia o clima no Sul do Brasil e, atualmente, está levemente mais quente que o normal, situação que os meteorologistas definem como viés de La Niña. Mesmo sem caracterizar o fenômeno, essa condição mantém um padrão irregular de chuvas para o Sul do Brasil, explica Ronaldo Coutinho do Prado, da Climaterra. Segundo ele, é provável que se alternem períodos secos com eventos de chuva intensa. Outra característica da primavera sob essas características é a maior ocorrência de temporais, com granizo, vendavais e chuva forte pontual. O fator que favorece tempestades é o encontro de massas polares com ar quente vindo do norte do país.

Os modelos de previsão de longo prazo sugerem chuvas dentro da média para o trimestre novembro, dezembro e janeiro no Paraná e Santa Catarina e acima da média no Rio Grande do Sul. "Nesta configuração, a chuva forte migra para a Argentina, Uruguai e oeste e sul do Rio Grande do Sul", explica Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Na primavera calor e temperaturas mais amenas devem se alternar. Já no verão 2018/19, as temperaturas devem ser mais altas que na temporada passada no Sul do Brasil

CENTRO-OESTE

O clima no início da safra 2018/19 no Centro-Oeste será diferente do ano passado, quando houve atraso no retorno das chuvas. Este ano, as precipitações recomeçaram em setembro em Mato Grosso, mas existe o risco de período mais seco entre o fim de outubro e meados de novembro, alerta Oliveira. Em Mato Grosso do Sul, o regime de chuvas deve ser bastante irregular durante a primavera, aumentando gradativamente em dezembro.

Frequência e volume das chuvas deve aumentar no decorrer da safra de soja no Sul e em Mato Grosso do Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br