C.Vale

Notícias

19/04/2018 | Palmeira das Missões: Da tradição e da modernidade

Município do noroeste gaúcho se destaca pela história e produção agrícola

Rico em história e em produção agrícola. Palmeira das Missões, no noroeste gaúcho, tem sua história ligada às Missões jesuíticas que resultaram na ocupação de uma vasta área habitada por indígenas. Nos séculos XVIII e XIV a erva-mate era a principal atividade econômica da região. Nos anos 1800, consolidou-se como área de passagem de tropeiros que se deslocavam para vender em São Paulo mulas compradas na fronteira com o Uruguai. Foi palco de disputas sangrentas, em 1923, entre partidários dos líderes políticos Borges de Medeiros e Assis Brasil. Com área bastante extensa, Palmeira das Missões acabou dando origem a vários municípios como Três Passos e Condor. Mesmo assim, o município ficou com área de 1.415 quilômetros quadrados e as terras bastante férteis que impulsionaram a produção de grãos. Com a ajuda de um clima que garante chuvas razoavelmente constantes, o cultivo de soja se expandiu e supera os 100 mil hectares anualmente. O rendimento médio na safra 2016/17 ficou em 66 sacas/hectare.

No município de 143 anos, tradicional e novo se fundem. Casas antigas contam a história secular do município enquanto o Carijo da Canção exalta as glórias de um povo acostumado a pelear ao mesmo tempo em que o agronegócio se moderniza com colheitadeiras e tratores de última geração.

C.Vale

A unidade da C.Vale em Palmeira das Missões passou a operar em 2015 e conta, atualmente, com 16 funcionários. A cooperativa recebe soja, milho e trigo. O primeiro associado da C.Vale no município foi Acir Rupollo.

Equipe de funcionários administrativos e operacionais da cooperativa

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br