C.Vale

Notícias

04/01/2018 | Suínos: Certificação na produção

Programa da C.Vale e Frimesa prevê padronização de procedimentos na suinocultura

Quem chega à propriedade do associado da C.Vale, Marino Gabriel, em Alto Santa Fé, município de Nova Santa Rosa (PR), se surpreende com a organização da propriedade. A residência de Marino e da esposa Nelci é emoldurada por muretas brancas e flores coloridas, impecavelmente cultivadas. Um caminho coberto por uma camada de brita, cuidadosamente colocada, conduz ao galpão onde são criados 620 suínos.

Instalada ali desde 1999, a família fez da área um recanto de tranquilidade. Todo esse cuidado com a propriedade de 21 hectares, que também produz, soja, milho e leite, fez da família referência no programa Suíno Certificado da Frimesa.

De acordo com o gerente do Departamento Veterinário da C.Vale, Rafael Weiss, o programa, implantado a partir de 2012, estabelece políticas, normas e processos no sistema de integração. "Essa padronização possibilita o controle de toda a cadeia, com a adoção de procedimentos operacionais para garantir a padronização do sistema de criação e a produção de alimentos seguros", pontuou o gestor.

O programa de certificação também chegou à propriedades de Samuel Schulz, na Linha Dois Marcos, interior de Toledo (PR), e de Antoninho Vieceli, no distrito Floresta, município de Palotina (PR). "São propriedades que, constantemente, estão se atualizando, cumprindo normas e procedimentos, e garantindo os melhores resultados no sistema de integração. Os resultados desses fatores beneficiam diretamente os produtores integrados por meio da agregação de valor ao seu produto", completou Weiss.

Marino e a esposa Nelci: referências em organização e cuidado com a propriedade

PROGRAMA SUÍNO CERTIFICADO

De acordo com o diretor executivo da Frimesa Elias Zydek, os pilares do programa abrangem as questões sanitárias, de bem-estar animal, biossegurança, rastreabilidade, proteção ao meio ambiente e segurança do trabalhador. "Todos os elos da cadeia ganham. O produtor, pela melhor conversão e redução da mortalidade; as cooperativas filiadas, pela melhoria dos índices e redução de custos; e a Frimesa, pois os procedimentos a habilitam a atender os mercados mais exigentes", pontuou o diretor.

Vanice e Antoninho Vieceli garantem o cumprimento de normas na criação de mil suínos

Padronização da propriedade é um dos pilares do programa de certificação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br