C.Vale

Notícias

19/12/2017 | Industrialização sustentável

Programas da C.Vale garantem utilização racional dos recursos naturais

A preocupação em combinar competitividade e sustentabilidade esteve presente desde a concepção do complexo agroindustrial da C.Vale. A cooperativa levou em conta a preservação dos recursos naturais no aumento da capacidade de industrialização do abatedouro de frangos e na construção do frigorifico para peixes.

A C.Vale investiu na construção de uma segunda estação de tratamento de água e uma nova adutora com tubulação de 4.300 metros de extensão. A água captada nos rios São Camilo e Santa Fé recebe tratamento para ser utilizada no processo industrial. Um sistema de tratamento de efluentes assegura a devolução da água à natureza dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental. Em 2017 também entrou em operação uma nova caldeira automatizada, de maior eficiência, reduzindo o uso de cavaco, que também é proveniente de fontes renováveis.

Através do programa C.Vale Ambiental a cooperativa mantém um conjunto de ações que envolve associados e funcionários. "Com o Programa 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) a indústria consegue reaproveitar ou reciclar grande parte dos resíduos, destinando a aterros de tratamento menos de 1% das matérias-primas descartadas. O abatedouro de frangos também possui uma central de reciclagem que permite a correta separação de plásticos e papelão, facilitando o processo de reciclagem", pontuou a encarregada de gestão ambiental, Kátia Fagnani.

O monitoramento de emissão de gases atmosféricos garante a manutenção do ar e a proteção da saúde e do meio ambiente. A cooperativa também mantém uma área de reflorestamento para utilização de madeira como fonte de energia (calor) em suas atividades. Também estimula o plantio direto e participa do programa de recolhimento de embalagens agrícolas.

Funcionários conferem qualidade da água em estação de tratamento no parque industrial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br