C.Vale

Notícias

05/10/2017 | Cooperativismo com visão de futuro

C.Vale capacita filhos e netos de associados para dar continuidade ao cooperativismo

Olho no presente, visão no futuro. A necessidade de encontrar soluções para as questões mais imediatas deve ser combinada com ações de longo prazo, para garantir a continuidade do cooperativismo. Essa preocupação tem levado a C.Vale a oferecer alternativas de renda e a preparar as novas gerações de associados e dirigentes da cooperativa.

Depois de passarem por um Programa de Formação de Liderança Jovem, em 2010, jovens com idade entre 16 e 30 anos, filhos de associados passaram por cursos em que foram orientados sobre sucessão familiar, projeto de vida, cooperativismo, potencialidades humanas, oratória, liderança e educação cooperativista. Com a experiência que adquiriram participando de eventos e treinamentos nos anos seguintes, em 2014 formaram o Núcleo Jovem, sugeriram também a criação do Cooperjúnior, para capacitar adolescentes. A iniciativa foi colocada em prática, em 2014, envolvendo filhos e netos de associados com idade entre 12 e 15 anos. Para isso, os integrantes do Núcleo Jovem foram orientados pelo instrutor Eliseu Hoffmann. Atualmente, o Cooperjúnior já capacitou 469 jovens que participam de dois treinamentos anuais.

Ivone Pagadigorria, de Terra Roxa, gostou da experiência de participar do Cooperjúnior. "Foi uma grande oportunidade de adquirir conhecimento, entender a história do cooperativismo e aprender sobre ética", avalia. Para Juliese Mattiuzzi, de Palotina, o programa foi "superinteressante". A jovem de 13 anos diz que "as lições do Cooperjúnior vão servir para a vida toda. Ela conta que quer dar continuidade ao aprendizado dentro do Núcleo Jovem.

Instrutor Eliseu Hoffman orienta jovens em uma das etapas dos treinamentos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br