C.Vale

Notícias

30/08/2017 | CLIMA: Indefinição para a safra de verão

Mudança na temperatura do Oceano Pacífico deixa cenário incerto para primavera-verão

Frio histórico, inclusive com mínimas menores, em alguns locais, que durante o episódio de neve de 2013. A massa polar que passou pelo Sul do Brasil em julho provocou frio extremo, com geadas fortes e queda de neve. A formação de gelo resultou em fortes perdas no trigo do Paraná e queimou pastagens nos três estados da região. A menor temperatura foi registrada em Bom Jardim da Serra (SC), onde fez -8,6 no dia 19 de julho.

As projeções para a safra de verão variam entre neutralidade climática e tendência de retorno de La Niña. "Os modelos de longo prazo mudaram radicalmente e tudo indica que teremos uma nova La Niña a partir de meados da primavera e verão. Porém, ainda estaremos em situação de neutralidade em boa parte da primavera", projeta Luiz Renato Lazinski, do Inmet.

Outro indicador climático é a mudança da temperatura do Pacífico. A Somar Meteorologia admite a tendência de resfriamento das águas desse oceano, mas não a ponto de caracterizar o La Niña. "No Brasil, o cenário do Pacífico Leste um pouco mais frio que o normal fará com que as frentes frias avancem pela região Sul e rapidamente se afastem para o oceano sem alcançar com grande intensidade a região central do país", diz o meteorologista Márcio Custódio. Segundo ele, as precipitações devem ficar entre a média e acima da média no Sul e entre a média e abaixo da média nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil para o trimestre agosto-setembro-outubro.

Palotina, 19 de julho, dia mais frio do ano, com -3,3ºC: geada forte

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br