C.Vale

Notícias

29/08/2017 | SOJA: Produtividade premiada

Associado de Santa Bárbara do Sul, Lucio Facco colheu média de 101,4 sacas/soja/ha

"O legado que pretendo deixar para minha filha é a paixão e o respeito pela terra. É dela que tiramos o alimento e as riquezas deste país." A declaração é do associado da C.Vale de Santa Bárbara do Sul (RS), Lúcio Eduardo Facco, de 46 anos. A maturidade do jovem empreendedor rural vem de berço. Os avós e os pais sempre tiveram uma proximidade muito grande com o campo, que agora replica para a filha Maria Eduarda, de 14 anos, que inclusive já planeja cursar Agronomia.

Casado com Sheila, a família Facco produz soja, milho, trigo, aveia e cria gado de corte em 1.500 hectares. As propriedades espalhadas por Santa Bárbara e Lavras do Sul são administradas com foco em resultados. "Quando você economiza em tecnologia, perde em produtividade e rentabilidade", ensina Facco. É com essa desenvoltura de gestão que, anualmente, vem superando suas metas. Respaldado pela equipe técnica da cooperativa, reservou uma área de 70 hectares para cultivar soja seguindo à risca todas as recomendações do agrônomo Tiago Benedetti - da escolha da semente ao plantio, manejo e colheita.

"O desafio era colher 90 sacas por hectare e colhemos 101,4", revela, orgulhoso. Nos 1.400 hectares, a média geral superou a 82 sacas/hectare. Agora que provou o gostinho da produtividade, pretende espalhar tecnologia em escala por toda a área. "Nas safras anteriores ficamos na casa dos 60, 70 sacas por hectare, que já era um bom resultado. Agora o desafio se tornou possível e constante", afirma, animado.

Associado da C.Vale há pouco mais de um ano e meio, Facco compartilhava das mesmas reservas de muitos produtores gaúchos em relação a cooperativas. Ressabiado, foi, aos poucos, quebrando o gelo. "Hoje sou praticamente 100% C.Vale. É uma empresa séria, que te dá opções e segurança em todas as transações. É uma baita tranquilidade trabalhar com a C.Vale", testemunha.

Dos hobbys que alimenta estão as viagens em família. A última foi especial, em Comandatuba, na Bahia. Em meio a belezas naturais, foi revelado e premiado como o produtor de soja com a maior média de produtividade entre as cooperativas brasileiras inscritas em um programa da Syngenta. Na plateia, a família, o técnico Tiago e o presidente da C.Vale, Alfredo Lang que aplaudiram o produtor nota 101,4.

Lúcio Facco com a filha Maria Eduarda, em Santa Bárbara do Sul (RS)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br