C.Vale

Notícias

21/08/2017 | SAFRA 2017/18: Plantio antecipado

Mapa publica novo zoneamento para a soja

A Agência de Defesa Sanitária do Paraná (Adapar) divulgou em julho uma portaria que antecipa o período de vazio sanitário da soja, ou seja, a proibição de manter plantas de soja durante um período específico. A partir da próxima safra, a medida vai durar 90 dias, diferente dos 85 deste ano, e irá de 10 de junho a 10 de setembro (este ano começou dia 15 de julho). O vazio sanitário é uma medida que visa reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática da soja, evitando assim o surgimento precoce da doença na safra.

A mudança no período foi feita para adequar o período do vazio sanitário ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático onde, em diversos municípios do Estado, a semeadura pode ocorrer a partir do dia 11 de setembro. "Essa medida contempla pleito de várias cooperativas paranaenses e proporcionará mais tranquilidade ao planejamento do plantio das lavouras ", afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Os estudos de zoneamento foram objeto do debate técnico entre cooperativas, agricultores, Mapa e Embrapa, em reuniões realizadas em Curitiba e em Londrina. "Nossas cooperativas tiveram uma importante participação neste trabalho, subsidiando as decisões do Mapa e da Embrapa com o conhecimento específico sobre as regiões", afirma o analista técnico da Ocepar, Gilson Martins. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br