C.Vale

Notícias

14/08/2017 | Brachiaria é opção de integração com milho

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) pode trazer benefícios às duas atividades. O cultivo de grãos auxilia na recuperação ou renovação das pastagens e deixa adubação residual que é aproveitada por essas plantas. Por outro lado, as pastagens favorecem a melhoria da qualidade do solo.

A brachiaria é uma alternativa para a ILP. A planta acumula grande quantidade de nutrientes em sua matéria seca e possui raízes que se infiltram no solo a grandes profundidades. Com isso, ela disponibiliza e facilita a movimentação de nutrientes, e permite que as raízes da cultura seguinte se aprofundem mais no solo.

Outro benefício proporcionado pela brachiaria é a maior disponibilidade de água no solo já que a palhada da forrageira diminui a evaporação e, ao mesmo tempo, facilita a infiltração da água. A planta também é importante para aumentar a matéria orgânica do solo, especialmente em áreas de silagem em que se retira a planta inteira do milho. A propósito, pesquisadores da Embrapa sugerem o consórcio de brachiaria com milho para evitar a exaustão do solo especialmente em propriedades onde se produz silagem.

O sistema ILP também contribui para a diminuição de plantas daninhas na medida em que a palhada da brachiaria compete por nutrientes com as ervas. Isso pode significar economia com o uso de herbicidas.

Foto Embrapa

Consórcio de brachiaria com milho favorece recuperação do solo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br