C.Vale

Notícias

27/06/2017 | Boas sementes caem longe do pé

Grãos de soja produzidos pela C.Vale em SC e RS abastecem produtores do PR e MS

Um município catarinense de 17 mil habitantes cortado pelo rio Chapecó, na divisa com o Paraná, é o responsável pela produção de boa parte das sementes de soja comercializada pela C.Vale. Terra natal de Falcão, o jogador de futebol que ganhou o título de Rei de Roma, Abelardo Luz é "rei" da semente de soja do Brasil, conforme lei sancionada em 2014. As temperaturas amenas garantidas pelos 760 metros de altitude são ideais para a produção de sementes em lavouras que ocupam grande parte dos 955 quilômetros quadrados do município.

É lá que Diego Griebler cultiva 500 hectares com variedades recomendadas pela C.Vale para atender produtores do Paraná e Mato Grosso do Sul, bem longe da origem. "A gente está bem consciente da responsabilidade que tem em produzir essas sementes e em dar a possibilidade de outros produtores terem uma lavoura de ponta", diz. Para isso, é preciso utilizar alta tecnologia e contar com apoio técnico da cooperativa. "A assistência técnica e a acessibilidade do pessoal, tanto da parte comercial quanto da agronômica, são muito boas. A gente se sente em casa trabalhando com a C.Vale", avalia Griebler, que produz sementes em outros 300 hectares em Clevelância (PR) e Erval Seco (RS).

As sementes produzidas por Diego Griebler ajudaram associados como Iranei Machado, de Mamborê (PR), a melhorar o desempenho da lavoura. Os 121 hectares que ele cultivou no interior do município do centro-oeste do estado renderam, em média, 77,7 sacas/hectare na safra 2016/17. "Foi um espetáculo, fiquei muito contente. O clima ajudou bastante. Vou repetir as variedades na próxima safra", conta Machado, que na safra anterior utilizou sementes caseiras. A satisfação do associado se deve não só ao fato de ele ter produzido 8% a mais que as 71,5 sacas/hectare da temporada 2015/16. Iranei fechou contrato e vendeu parte da produção a R$ 74,00, valor bastante superior ao praticado depois do término da colheita no Paraná.

Diego Griebler cultiva 800 hectares em Abelardo Luz (SC) para produção de sementes

Iranei Machado, de Mamborê (PR), discute variedades de sementes com o agrônomo César Leimann Júnior

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br