C.Vale

Notícias

28/11/2016 | Rações C.Vale: Alimentando a produtividade

Genética e ração garantem renda à família Santos, de Pitanga (PR)

Proteínas, energia, minerais e vitaminas são nutrientes tão essenciais para a vida, saúde e produção quanto a água para o bom desempenho do gado leiteiro. São essas primícias que levaram o produtor Robson Fernando Vieira dos Santos a adotar as rações C.Vale para seu rebanho. Segundo ele, quando passou a oferecer a alimentação balanceada da cooperativa para as vacas em lactação viu a produtividade aumentar gradativamente. "Só nos últimos dois anos percebi um incremento de dois litros por animal ao mudar da ração 18 para a de 22% de proteína", revela, satisfeito.

No sítio Santa Helena, a cinco quilômetros de Pitanga (PR), são produzidos em torno de 1.150 litros de leite por dia. A base da alimentação das 88 vacas, sendo 40 em lactação, está na ração e no pastoreio. Outro diferencial adotado pela família Santos para assegurar uma produção média de 28 litros/animal/dia é a boa genética do rebanho. "O leite representa 80% da nossa renda. Não podemos ser amadores. Temos que buscar o que tem de melhor no mercado, tanto em genética quanto em alimentação", avalia. Na área de 25 alqueires, oito são reservados para pastoreio e o restante utilizado para o plantio de soja e milho. A produção de milho vira silagem que assegura parte da alimentação do rebanho durante o ano. "Para ter uma silagem de qualidade passamos a usar também inoculante", complementa.

O gosto pela atividade foi estimulado pelos pais de Robson, que mantêm um plantel em outra propriedade. Robson, a esposa Gislaine, o filho Vítor Augusto, de 16 anos e um funcionário trabalham no manejo diário dos animais. "Os outros dois filhos, a Evelin e o Robson não quiseram ficar na propriedade. A nossa esperança está no Vítor, que gosta da atividade e diz que pretende fazer Veterinária", comenta o pai.

O avô de Artur, Luiz e Bernardo diz que os netinhos se divertem quando estão no sítio. As vacas, muitas delas com nomes e até personalidade, são visitas constantes nas proximidades da casa. "A minha esposa mesmo conversa muito com elas e as chama pelo nome", brinca, revelando o amor da família pelos animais.

Família Santos: Vítor, Gislaine e Robson

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br