C.Vale

Notícias

25/11/2016 | C.Vale de Cruz Alta recebe Seminário Expedição Safra

Com o tema ‘Safra cheia desafia mercado e retomada da produção no Brasil’, o primeiro seminário da Expedição Safra 2016/17 foi realizado nesta quinta-feira (24), na unidade da C.Vale, em Cruz Alta, noroeste do Rio Grande do Sul. Cerca de 60 pessoas assistiram as palestras técnicas e de mercado.

O coordenador do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, diz que apesar da crise política e econômica do país, o agronegócio brasileiro vai continuar crescendo e evitando quedas acentuadas no PIB. Segundo projeções da Expedição Safra, em 2016, o Brasil deve ter um PIB de -3,5%, enquanto o do agronegócio deve subir 2%. "Nossa crise não é de conjuntural. É estrutural. E mesmo assim, o agronegócio caminha ao largo da crise. Por isso é importante produzir e investir. O campo é a vocação natural do país. E o horizonte é muito promissor", afirma.

Fertilizantes

Segundo o analista de mercado especialista em insumos, da consultoria FC Stone, Fábio Rezende, o Brasil importa 70% dos insumos que consome. Nos próximos meses, afirma, a tendência para os nitrogenados é de alta, para os fosfatados é de baixa e para o potássio é de estabilidade, dependendo do câmbio. "No caso dos nitrogenados, a oferta mundial está restrita, por causa de cortes de produção na China, onde os custos de produção subiram muito. Em relação aos fosfatados, a entrada de novas unidades produtivas e a queda de demanda sazonal nos próximos meses, puxaram os preços para baixo. Em relação ao potássio, a tendência é de queda. Os grandes produtores conseguiram estabilizar o mercado, mesmo com a queda na demanda", explica.

No caso dos fertilizantes, nos próximos meses, o produtor brasileiro está convivendo com preços estáveis, mas a situação deve mudar no futuro, principalmente na safrinha de milho e trigo. "Como essas culturas são muito dependentes dos nitrogenados, a tendência é que os custos aumentem um pouco", afirma.

Registro fotográfico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br