C.Vale

Notícias

24/11/2016 | Associados da C.Vale especialistas em Tabapuã

Irmãos Ribeiro, de Xambrê (PR) fornecem ração C.Vale ao rebanho puro de origem

É comum, ao sintonizar o Canal do Boi, ver leilões de touros e vacas da Fazenda Copacabana, interior de Xambrê, região noroeste do Paraná. Mais de 1.500 animais puros de origem da raça Tabapuã recebem tratamento especial na propriedade de 780 hectares dos irmãos Éderson e Édson de Azevedo Ribeiro. Associados da C.Vale, eles contam que o empreendimento começou em 1973, quando o pai, Edgar, adquiriu 20 novilhas, um touro e três garrotes puros de origem. Hoje, 43 anos depois, a propriedade que fica a 100 quilômetros de uma das áreas de maior produção de bovinos do país, o estado do Mato Grosso do Sul, é referência em superioridade genética e produtiva.

Édson e Éderson, ambos médicos veterinários, assumiram a propriedade em 2001 e desde então ajustaram o foco do negócio em produtividade e avaliações do rebanho. Passaram a realizar provas de ganho de peso e testes zootécnicos em todos os machos da geração, de forma a classificar o desempenho comparativo dos animais, sempre em regime de pasto. Outro segredo para o sucesso da atividade é a alimentação balanceada. Éderson destaca que, há cinco anos, passou a fornecer ração C.Vale para o rebanho. Somente este ano já foram mais de 900 mil quilos para a alimentação do gado. Segundo ele, além do bom ganho de peso, os animais apresentaram um acabamento de carcaça exemplar. "A ração possui alto valor nutricional e boa palatabilidade em todas as fases de vida do animal. Isso se reflete também em maior rentabilidade, já que a precocidade do gado é um fator valioso", pontuou o pecuarista.

"Todos os animais vendidos em leilão recebem uma alimentação especial. Durante 90 dias eles ficam no confinamento e o cardápio deles é baseado apenas em ração C.Vale e silagem.", completou Éderson Ribeiro. Este tratamento também é realizado durante o inverno.

Os irmãos Ribeiro acompanham o negócio diariamente e ainda mantêm na propriedade uma médica veterinária residente e três profissionais responsáveis pelas atividades diárias do local.

 

RAÇA TABAPUÃ

Além de vendas em leilões via Canal do Boi, a Fazenda Copacabana também vende de matrizes e reprodutores diretamente na propriedade. Éderson revela que a preferência pela raça Tabapuã se deve a vários fatores, entre eles a pouca idade no primeiro parto, alto índice de fertilidade das matrizes e a habilidade materna da raça, que garante bom desenvolvimento dos bezerros. Outra característica é a docilidade. Sem chifres, a raça é mansa e, por isso, não se estressa ou perde peso durante vacinações, pesagens e transporte.

Éderson e Édson: acompanhamento diário do desempenho do rebanho

 

FAZENDA COPACABANA

Comercialização anual

240 reprodutores

100 novilhas

140 vacas descarte

 

VANTAGENS RAÇÃO C.VALE

Produto livre de toxinas

Aditivos aumentam conversão alimentar

Melhor digestibilidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br