C.Vale

Notícias

22/11/2016 | Ração que engorda os resultados

Produtores de leite e criadores de gado de corte apostam na ração C.Vale para melhorar desempenho

Diz o ditado que é o olho do dono que engorda o boi. Quando o pecuarista consegue identificar uma boa ração, o resultado pode ser ainda melhor. Associados da C.Vale estão apostando na qualidade das rações da cooperativa para melhorar o desempenho do gado de leite e de corte. Originadora de soja e milho, matérias-primas para a fabricação de rações, a C.Vale consegue colocar no mercado produtos de qualidade diferenciada ao selecionar grãos em melhores condições para a fabricação de rações. Produtores do Paraná e Mato Grosso do Sul que passaram a usar as rações da cooperativa observaram melhoria no desempenho dos animais.

A família Grubert, de Maripá (PR), observou ganhos na utilização da ração da cooperativa pelo rebanho leiteiro. "Melhorou a produtividade e a aparência dos animais", revela Éverton, o mais velho dos três filhos de Elias e Soldi Grubert, o casal que deu início à atividade, há 33 anos, numa propriedade situada na Linha Chapecó, interior do município. Desde que passaram a fornecer ração C.Vale ao gado, em 2012, as novilhas começaram a chegar antes ao cio, acrescenta Adriel, o mais novo dos irmãos.

A produção de leite foi a forma que os Grubert encontraram para se manter na propriedade de 29 hectares. O rebanho de 40 vacas em lactação produz entre 900 e 1.000 litros de leite por dia e garante o sustento de 12 pessoas de quatro famílias. Para garantir a alimentação do rebanho, eles produzem 900 quilos de silagem por ano e complementam a dieta com 10.500 quilos de ração por mês. Na propriedade, ocupação é o que não falta. Enquanto Elias, Éverton e Adriel recebem a reportagem da C.Vale, Adriano, o filho do meio, movimenta um dos tratores, a matriarca Soldi cuida da horta e as noras cuidam dos filhos e dos afazeres das casas. Além da produção de leite, os Grubert ainda fazem silagem para terceiros.

Trabalhando em conjunto, os integrantes da família levantaram financiamento, em 2014, e construíram um barracão, instalaram gerador, seis ordenhadeiras e um resfriador com capacidade para dois mil litros de leite. Eles agora têm planos de adquirir um equipamento para misturar silagem, ração, feno e sal mineral para melhorar o aproveitamento dos alimentos pelos animais. O passo seguinte será ampliar o rebanho e a produção diária.

Elias Grubert: mais de 10 toneladas por mês de rações C.Vale para o rebanho leiteiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br