C.Vale

Notícias

21/09/2016 | Milho Safrinha: seca e geadas no meio do caminho

Lavouras do Paraná tinham grande potencial, mas clima frustrou superssafra

Foi um começo extremamente promissor para o milho safrinha no Paraná em 2016: grande parte das lavouras plantadas cedo, em janeiro e início de fevereiro, bom nível tecnológico e chuvas frequentes até março. Com esse "pacote de bondades", a safrinha se encaminhava para um desempenho excepcional, com a colaboração extra da disparada dos preços do grão. No entanto, abril chegou com tempo seco e altas temperaturas e em junho foi a vez de as geadas lembrarem que o milho é uma cultura de risco no inverno.

Na região oeste do Paraná, o plantio precoce livrou boa parte das plantações das perdas por geadas, mas o período seco e quente reduziu em torno de 20% o potencial produtivo do milho.

Em Francisco Alves, a família Beltramin viu a estiagem "enxugar" em 26% a produtividade da lavoura em relação a 2015. Os irmãos Alcides, Hélio, Luiz, David e Pedro colheram 60 sacas/hectare no interior do município, no oeste do Paraná. Os 320 hectares plantados entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro sofreram com a estiagem de abril. O custo da lavoura ficou em 45 sacas/hectare.

No centro-norte do Paraná, a situação foi bastante semelhante. As lavouras até começaram bem, mas a seca em abril, as geadas em junho e um vendaval em julho atrapalharam bastante o desempenho. A exemplo do oeste do estado, quem implantou as lavouras mais cedo se deu melhor. Foi o caso do associado Dirceu Henrique Lazarin, de Doutor Camargo, que cultivou 128 hectares no distrito de Água Boa, a partir de 22 de janeiro. "Colhi 104 sacas/hectare. No ano passado, foram 102. Plantei variedades superprecoces e escapei das geadas e do vendaval", comemora o produtor. Ele aproveitou a valorização do milho durante o período de colheita para vender boa parte da produção.

Alcides Beltramin: seca quebrou safra, mas família conseguiu cobrir custos com produtividade média de 60 sacas/hectare

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br