C.Vale

Notícias

25/08/2016 | Adapar publica portaria que trata sobre o plantio da soja

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou nesta quarta-feira, 24 de agosto, a portaria nº 189/2016, que permite o plantio de soja durante o período de vazio sanitário, desde que não haja emergência das plantas antes de 16 de setembro. Até então, o período para a semeadura de soja no Estado era de 16 de setembro a 31 de dezembro, sendo que entre 15 de junho a 15 de setembro existe o período de vazio sanitário, quando não é permitido haver plantas vivas em campo, por conta do risco da sobrevivência de fungos, como a ferrugem asiática, de uma temporada para outra.

A nova portaria da Adapar estabelece que para efeito fitossanitário, entende-se que não deve haver plantas de soja emergidas antes do prazo final do vazio sanitário. "A soja pode ser semeada alguns dias antes de 16 de setembro, contanto que não haja plantas emergidas até esta data", pontuou o gerente do Departamento Agronômico da C.Vale, Carlos Konig.

Zoneamento agrícola

Carlos Konig lembra que no Paraná o zoneamento agrícola para a soja tem início em alguns municípios no dia 21 de setembro e termina dia 31 de dezembro para todos os municípios. Os produtores que plantarem fora do zoneamento agrícola não terão acesso ao custeio, seguro agrícola e ao Proagro.

Medida traz a possibilidade de antecipar o plantio desde que não haja plantas emergidas antes de 16 de setembro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br