C.Vale

Notícias

23/08/2016 | Vazio sanitário: órgãos ambientais intensificam fiscalização

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) intensificou a fiscalização do cumprimento do vazio sanitário da soja, em vigor no Estado até o dia 15 de setembro. De acordo com o supervisor agronômico da C.Vale, Luis Alberto Pedroso, o produtor que não atender à determinação de ausência total de plantas vivas de soja poderá ser penalizado com multas. "Este ano, o plantio só poderá ser realizado de 16 de setembro a 31 de dezembro. O produtor que plantar antes desse período poderá ser notificado e multado", pontuou Pedroso.

O vazio sanitário da soja é uma medida fitossanitária adotada no Paraná desde 2007 por recomendação de entidades de pesquisa. A medida evita a proliferação do fungo da ferrugem asiática, doença que causa danos econômicos expressivos às lavouras.
A Adapar alerta que, havendo condições favoráveis à proliferação do fungo no verão, quando predominam as altas temperaturas e umidade relativa, a doença pode se manifestar agressivamente e provocar prejuízos aos produtores, cooperativas e indústrias que dependem do grão como matéria-prima. 

Plantio da soja poderá ser realizado de 16 de setembro a 31 de dezembro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br