C.Vale

Notícias

29/07/2016 | La Niña deve influenciar safra de verão 2016/2017

Fenômeno deve provocar geadas tardias e trazer chuvas irregulares no Paraná

A safra de verão 2016/17 começa a partir de 15 de setembro, mas o comportamento do tempo nos próximos meses já virou tema de debate entre especialistas. O fenômeno La Niña, que ocorre por causa da diminuição fora do comum das águas do Oceano Pacífico, acende o alerta aos produtores rurais, que já tiveram perdas na temporada passada por causa de intempéries.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski, os períodos chuvosos serão curtos e intercalados com outros mais longos de estiagem. "O produtor precisa ter um bom manejo e não plantar tudo de uma vez, pois dependendo do estágio de desenvolvimento da lavoura, uma estiagem pode ser prejudicial", diz.

Para o meteorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, os modelos climáticos indicam que o La Niña será de curta duração e com intensidade mais fraca . Durante o verão, o fenômeno perde força e a segunda metade da estação pode voltar a ter uma neutralidade climática. "Com o enfraquecimento do La Niña, há uma tendência de que o Sul não seja tão seco", afirma Santos.

Durante todo o inverno e também na primeira parte da primavera, o país ainda estará sob um período de neutralidade, por isso as temperaturas continuarão abaixo da média, com probabilidade de novas geadas. Fonte: Gazeta do Povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br