C.Vale

Notícias

20/07/2016 | Mulher no volante, evolução constante

Dejanir Possebon, de Bozano (RS), pilota maquinários para agilizar trabalhos

Em pequenas propriedades, a participação da mulher nas atividades é uma rotina bastante comum. Ela costuma, muitas vezes, tomar a frente de tarefas como aquelas que envolvem a produção de leite. Dejanir Possebon é um exemplo dessa situação. Moradora de Bozano, um município de apenas 2.200 habitantes do noroeste gaúcho, próximo a Ijuí, ela está acostumada a levantar cedo todos os dias para ordenhar o rebanho de 18 vacas. Ela divide a tarefa com o marido Lorimar, com quem é casada há 32 anos. Mas Dejanir não se limita a trabalhos tradicionalmente femininos. Ela aprendeu a operar o maquinário da família. No dia em que atendeu à reportagem da revista C.Vale, numa tarde fria de junho, a agricultora estava na lavoura ajudando Lorimar a plantar trigo. "Eu dirijo trator, colheitadeira, caminhão, passo veneno. Tudo o que precisar", conta, orgulhosa. O marido foi quem a ensinou. A habilidade de Dejanir ao volante das máquinas nasceu do gosto da produtora e também da necessidade, para acelerar os trabalhos. Dos três filhos, Jéssica, de 20 anos, cursa Administração e ajuda bastante no gerenciamento da propriedade de 60 hectares. Tiago, de 31, quer se concentrar na produção de leite. Jéder, de 27, casou-se e foi morar na propriedade do sogro.

Dejanir vê o crescimento da participação feminina nas atividades do campo com naturalidade. "As coisas evoluem, a gente tem que acompanhar", interpreta. Ela também participa das decisões. "A gente conversa bastante, desde os financiamentos, o que vai plantar. Sempre tem diálogo com o marido e os filhos", assegura.

A maior parte da renda da família vem do cultivo de soja, que rende, em média, de 55 a 58 sacas/hectare, e do trigo, em torno de 40 sacas/hectare. Dejanir revela que a família pretende ampliar o rebanho bovino em mais 10 ou 15 vacas para produzir leite em maior escala.

Dejanir Possebon opera a colheitadeira na propriedade da família no RS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br