C.Vale

Notícias

04/07/2016 | Cooperativas celebram o Dia C

Integrantes do Núcleo Jovem da C.Vale e representantes da Sicredi, Unimed, Cerpa e Cotriguaçu durante o Dia C

Mais de 500 pessoas aceitaram o convite da C.Vale, Sicredi, Unimed, Cerpa, Cotriguaçu e UFPR participaram no sábado, dia 2 de julho, na Praça Amadeo Piovesan, em Palotina, de uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.

Durante o Dia C (Dia de Cooperar), funcionários e associados voluntários das cinco cooperativas orientaram a comunidade sobre o descarte correto do óleo de cozinha utilizado em frituras e a transformação do produto em sabão líquido e em pedra. Além de distribuírem as receitas, acadêmicos da UFPR realizaram oficinas que mostraram na prática os processos de preparo dos produtos. A ação também se estendeu a municípios da região Oeste com atuação da C.Vale e Sicredi.

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, participou do evento. Para ele, as cooperativas promovem o desenvolvimento econômico e social e são ambientalmente sustentáveis. "O Dia C é uma iniciativa simples e eficaz de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do cooperativismo e do voluntariado. Nosso compromisso é ajudar a construir um mundo mais solidário, com maiores oportunidades para todas as gerações", pontuou Lang.

O Dia de Cooperar é uma promoção do Sistema OCB, desencadeado simultaneamente em todo o território nacional, com o objetivo de difundir a cultura da cooperação.

Núcleo Jovem

A ação inovadora de reaproveitar o óleo usado de cozinha na produção de sabão partiu da parceria entre integrantes do Núcleo Jovem da C.Vale com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), setor Palotina.

Após vários estudos e treinamentos com os professores da UFPR, jovens cooperativistas da cooperativa estão desenvolvendo, junto as escolas, palestras educativas aos alunos do quarto e quinto ano. Eles conscientizam os estudantes sobre o descarte correto do óleo e orientam como produzir sabão líquido e em barra. "O primeiro passo é conscientizar sobre o destino correto do óleo de cozinha. O segundo é demonstrar para a comunidade escolar como fazer o sabão. E por último propagar a ideia junto as famílias, enviando para cada estudante uma receita de preparo do sabão", pontuou a responsável pelo Núcleo Jovem, Eliza Basso.

Registro fotográfico

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br