C.Vale

Notícias

22/03/2016 | DIA DA ÁGUA: C.Vale busca uso racional de recursos naturais

Ser economicamente competitivo e ambientalmente sustentável é o grande desafio das empresas do século XXI. A produção agrícola e industrial precisa utilizar racionalmente os recursos naturais se quiser se manter ao longo do tempo. É por isso que a C.Vale desenvolve processos para reutilização e redução do consumo de água em suas indústrias.

Abatedouro de aves

No abatedouro de aves, a C.Vale mantém o Programa de Utilização Racional da Água (PURA). Um sistema de tratamento de efluentes que assegura a devolução da água à natureza rigorosamente dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental. De acordo com a encarregada de gestão ambiental da indústria, Kátia Fagnani, funcionários da cooperativa são orientados sobre à necessidade de economia de água nas atividades industriais, garantindo a máxima eficácia no aproveitamento, evitando o desperdício deste recurso natural. Em 2015, o abatedouro da cooperativa implantou também um comitê de sustentabilidade. "Semanalmente profissionais de várias áreas da indústria se reúnem para apontar soluções que visam otimizar o uso da água em todos os processos", pontuou Kátia Fagnani.

Amidonarias

As indústrias de processamento de mandioca em São José, município de Terra Roxa (PR), em Navegantes, interior de Assis Chateaubriand, e Itaquiraí (MS) também adotam medidas de racionalização do consumo de água. De acordo com o engenheiro ambiental da cooperativa, Guilherme Daniel, estas indústrias mantém um sistema que permite o aproveitamento da água, desde o processo mais limpo envolvendo o preparo do amido modificado ao mais sujo que é a lavagem das raízes de mandioca. "Por dia, são economizados 2,2 milhões de litros de água em função de práticas de reuso de água do processo industrial na lavagem das raízes", enfatizou Guilherme Daniel.

Rede de supermercados

O supermercado da C.Vale de Terra Roxa e o hipermercado de Palotina contam com um sistema que permite reaproveitar a água da chuva na irrigação de jardins e higienização dos pátios.

Associados

O Programa C.Vale Ambiental mantém também um conjunto de ações que envolve os associados da cooperativa. Eles participam de um programa de recuperação e conservação de nascentes, com o objetivo de garantir a qualidade de água para as futuras gerações. Essas iniciativas foram colocadas em prática porque a C.Vale entende que a sustentabilidade de seus negócios depende do uso racional dos recursos naturais.

Dia Mundial da Água

Desde 1993 é comemorado em 22 de março o Dia Mundial da Água. Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs como tema de campanha "Água e Emprego". Estudo da entidade aponta que 78% dos empregos que constituem a força de trabalho mundial são dependentes dos recursos hídricos. 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br