C.Vale

Notícias

08/03/2016 | Especial Dia da Mulher: O paraíso dos Kunh

Encerrando a série especial de reportagens sobre o Dia da Mulher, hoje o espaço é da empreendedora Lira Kunh, de Assis Chateaubriand.

Família Kunh reunida em Assis Chateaubriand

Família de Assis transforma banhado em fonte de renda e ponto de encontro de filhos e netos

O colorido, o cuidado com cada detalhe demonstra a qualidade de vida que a família Kunh preserva num paraíso que construíram no município de Assis Chateaubriand. Conhecido pelos netos como o "Sitio do Vovô", o lugar enche os olhos de qualquer um ao abrir a porteira e se deparar com a imensidão de flores, folhagens, árvores frutíferas, cachorros, pássaros, cerquinhas ornamentais, lago e uma hiper casa de dois pisos, com mais de 200 metros quadrados, arquitetada para receber com conforto toda a família.

Há 25 anos, quando se mudaram para a chácara de 1,5 alqueire, nos fundos do Jardim Sheila e Itaipu, o local era um banhadão. A criatividade e a ousadia de seu Nélio e da dona Lira foram ganhando formas e beleza. O olho d’água deu espaço para um tanque de peixes. A área mais plana passou a abrigar três aviários que alojam juntos quase 60 mil aves que asseguram o sustento do casal. O gramado bem cuidado foi transformado em campinho de futebol que avizinha com uma edícula toda estruturada para os churrascos de final de semana da família. Um pastinho verdinho engorda algumas vaquinhas de corte. "O sonho agora é construir uma piscina. Aí vai ficar perfeito", planeja Lira. Ela e o esposo são pais Sheila, Peterson e Cintia, e, avós de Letícia, Gabriel e Guilherme que contam nos dedos o dia de ir para casa dos avós.

"O local é mágico. Fomos criados aqui e agora estamos tendo a oportunidade de conviver com nossos filhos neste paraíso", diz Sheila, que mora em Palotina. Ela e o marido Agmar, trabalham na C.Vale. Entraram como estagiários e hoje ocupam funções estratégicas dentro da cooperativa.

Conectada

Na rotina da propriedade, dona Lira se define como a administradora e o esposo o executor. "Faço de tudo um pouco. Ajudo nos afazeres domésticos, na lida com os aviários e no corte da grama, mas o que gosto mesmo é da gestão do negócio", explica. Para desempenhar bem essa função, fez vários cursos oferecidos pela cooperativa, inclusive por duas vezes o de Empreendedor Rural. "Algumas ferramentas da internet, como face, e-mail e WhatsApp me conectaram com o mundo. Até a pesagem dos frangos passo para o veterinário através do Whats", exemplifica a integrante do Núcleo Feminino da C.Vale.

Mesmo com os filhos criados, o casal Kunh não para de planejar o futuro. Com a renda dos aviários estão construindo um prédio com apartamentos e salas comerciais para locação. "Tudo que conseguimos poupar, inclusive as sobras recebidas agora, canalizamos para esse novo negócio", diz a vaidosa dona de casa.

Os finais de semana em família são sempre muito esperados por todos. A filha mais nova, Cintia, que também mora na propriedade, ajuda os pais a deixar tudo arrumadinho para receber os outros irmãos que moram em Palotina e Medianeira. "Além da festa em família, faço a feira. Saio com o carro abarrotado, com tudo que possa imaginar, desde frutas, verduras, flores até carnes. Tudo fresquinho, cultivados com o amor de mãe, né", descreve Sheila.

No último encontro de família, dona Lira foi pro fogão e preparou um saboroso Frango Aprecialle recheado. "Sou suspeita em falar, mas eles adoram a minha comida", diz a mãe-avó pra lá de coruja.

Receita

Frango Aprecialle recheado

Ingredientes:

- 1 Frango Aprecialle C.Vale

Ingredientes Recheio

- ½ kg de carne moída

- 3 colheres de óleo

- 1 cebola grande picada

- 2 tomates picados

- 2  batatas cortadas em cubos

- 1 cenoura cortada em cubos

- 2 xicaras e farinha de mandioca torrada

- sal, pimenta e alho a gosto

- cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo

Coloque a carne moída para fritar, tempere com sal, pimenta e alho. Quando estiver bem frita acrescente a cebola e deixe refogar um pouco. Em seguida, adicione os tomates picados, as batatas e a cenoura cortada em cubos. Deixe refogar por aproximadamente 15 minutos e então coloque a farinha de mandioca torrada, salsinha e cebolinha a gosto. Recheie o Frango Aprecialle  e coloque para assar conforme recomendado.

Dicas

Aqueça numa panela o suco de 4 limões, 2 colheres de manteiga e 2 colheres de aginomoto. Regue com essa mistura e volte ao forno por mais uns 30 minutos e sirva em seguida.

Seminário da Mulher

A C.Vale promove, no dia 30 de março, o 17º Seminário da Mulher. O evento que é para associadas, esposas e filhas de associadas acontece a partir das 14 horas, na Asfuca de Palotina. Haverá apresentação do grupo Espaço Sou Arte e palestra com Helda Elaine Vonz Bier, com o tema Mulher Cooperativista Show.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br