C.Vale

Notícias

07/03/2016 | Especial Dia da Mulher: Olho da dona engorda o gado

Determinação é a marca de Maricler Nervis. Na sétima reportagem especial sobre o Dia da Mulher, a agropecuarista da região dos Campos Gerais revela os segredos dos "Ms".

O rebanho de Maricler Nervis deve triplicar no próximo ano

O ditado popular "O olho do dono é que engorda o gado" é levado muito a sério pela agropecuarista Maricler Regina Nervis. Associada da C.Vale na região de Guarapuava (PR), ela toca as atividades de lavoura e pecuária bem de perto. Vestida a caráter, com camisa, jeans e bota, diariamente visita as fazendas e coloca em prática o planejamento elaborado em parceria com a equipe da cooperativa. "Não sou mulher de ficar esperando as coisas acontecerem. Faço", resume com determinação e bom-humor.

Há quatro anos Mari, como é conhecida, resolveu diversificar a propriedade de 155 alqueires com gado de corte. O plantel de 150 cabeças deve triplicar no próximo ano. "Já plantei pasto numa área de 20 alqueires e pretendo chegar a 500 animais". No restante da área faz rotação de cultura com soja, milho, trigo e aveia. Outra paixão da produtora são os ovinos e caprinos. Há 10 anos chegou a comercializar até 600 animais por ano. "Esse é um projeto que vou retomar". Segundo Mari, a diversificação dá tranquilidade para planejar com segurança.

Marca dos "M"

Casada com o advogado e cartorário Marcos e mãe do universitário de Agronomia Malcolm, Mari diz que a família vai centralizar as atividades. O marido vai se aposentar e, com a formatura do filho, prevista para 2017, todos vão trabalhar com agricultura. "A minha paixão pela terra e os bichos prevaleceu entre os Ms", brinca a administrada de empresa, fazendo referência ao início do nome dos três.

Mesmo numa atividade vista como masculina, Mari não perde a vaidade. Segundo ela, quando está nas lidas do campo, literalmente coloca a mão na massa. "Colho, planto, vacino, faço silagem e até descarrego caminhão se precisar", enumera. O lado glamoroso deixa para os finais de semana e eventos sociais. "Aí eu me transformo", revela animada. Outra paixão da mulher de negócios é a cozinha. "Adoro inventar e surpreender as pessoas pelo paladar." Mostrando um pouco de seus dotes culinários, reservou a paleta de um cordeiro e preparou como prato principal no final de semana.

RECEITA

Paleta de cordeiro assada ao vinho branco

Ingredientes

1 cabeça de alho descascada

1 colher de (sopa ) de sal

1 paleta de cordeiro com osso

1 xícara de (chá) de azeite de oliva

2 xícaras de (chá) de vinho branco

½ xícara de (chá) de folhas de alecrim

 

Modo de preparo

Passe pelo processador o alho e o sal até obter uma pasta. Faça pequenos talhos pela carne e coloque a pasta de temperos. Acomode a paleta numa assadeira grande. Acrescente o vinho e distribua o alecrim por toda a carne, dando leves tapas para o alecrim se unir à carne. Cubra com o papel alumínio e leve para assar em fogo alto, pré-aquecido por cerca de uma hora. Durante o cozimento, vire várias vezes a paleta regando-a com vinho até ficar douradinha em todos os lados.

Sugestões de acompanhamento

Brócolis cozida a vapor e batata assada.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br