C.Vale

Notícias

03/03/2016 | Especial Dia da Mulher: Uma Brasiguaia de Fé

A terceira matéria da série especial do Dia das Mulheres é de uma associada da C.Vale que mora em dois países.

"Sou uma legitima brasiguaia, com coração brasileiro e alma paraguaia", brinca Maria da Fé Pires, ao definir sua identidade em relação aos dois países com os quais convive intensamente há mais de quatro décadas. Quando está no Brasil, onde tem endereço fixo em Guaíra (PR), fala português e respeita os costumes do país de origem. Mas quando atravessa a fronteira e percorre 90 quilometros até chegar à sede da fazenda em Corpus Christi (Paraguai), incorpora o espanhol e toda a cultura guarani. "Pra falar a verdade, só sofro quando entram em campo as duas seleções. Aí fico dividida pra quem torcer".

Casada com o carioca Sebastião Sérgio Paiva Pires e mãe de Sérgio, Silvio (ja falecido), Paulo e Emmanuely, dona Maria da Fé carrega no sobrenome o sentimento que faz toda a diferença na família. "Fé e trabalho nunca nos faltaram. Nada em nossas vidas caiu do céu. Trabalhamos sempre juntos e com muita fé no futuro", enfatiza, ao citar a continuidade da família através da esposa de Sérgio, Liliane, e dos netos Rafael e Gabriel. Todos os filhos e netos de dona Maria e de seu Sebastião são paraguaios de nascimento.

Trabalho em família

No Paraguai, cultivam soja, milho, trigo e criam gado de corte. A lida da terra é puxada pelos homens da família. As mulheres dão suporte e ajudam na tomada de decisões. Dona Maria conta com orgulho que o suor do casal garantiu faculdade aos filhos e qualidade de vida para todos.

A seriedade e segurança da C.Vale romperam fronteiras. Segundo a matriarca, a família encontrou na cooperativa um braço forte e parceiro para desenvolver a agricultura. "É um empresa séria que sempre esteve ao nosso lado no Paraguaí", diz Maria da Fé.

Adeptas da culinária paraguaia, dona Maria e a nora Liliane não deixam faltar à mesa os quitutes à base de milho, em especial as sopas e chipas. Uma das preferidas da família é a chipa Guasu, da qual dão a receita e atestam: podem fazer, garantimos o sabor!

Maria da Fé e esposo Sebastião com a receita paraguaia de Chipa Guasú

Chipa Guasu

Ingredientes

-15 espigas de milho verde (cerca de 2 kg de massa)

-2 xícaras de bacon

-1 xícara de manteiga

-2 cebolas grandes

-800 gramas de queijo criolo ou requeijão em peça

-sal a gosto

Modo de preparo

Descasque o milho, rale ou bata no liquidificador. Reserve. Em uma panela, frite o bacon. Retire os cortes e frite na gordura as cebolas bem picadinhas. Corte o queijo ou requeijão em cubos pequenos. Junte todos os ingredientes (massa do milho, cebola, queijo e manteiga), acerte o sal e misture tudo muito bem. Leve para assar numa forma untada por cerca de 40 a 50 minutos a 200 ºC.

O bacon não é usado na receita. Só a gordura dele.

Se necessário, acrescentar uma xícara de água para bater o milho mais facilmente.

Dica: A chipa Guasu é um prato típico da culinária paraguaia e vai muito bem com assados e churrasco. "Por ser um bolo, ele pode ser saboreado tanto quente como frio e em qualquer hora do dia, inclusive no café da manhã", recomenda Maria da Fé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br