C.Vale

Notícias

02/03/2016 | Especial Dia da Mulher: Um doce de confeiteira

Dentro da série de reportagem especial sobre o Dia da Mulher, hoje o espaço é para a sorridente Lilia Daiane Bonfim Campos, de Campo Mourão.

Associada da C.Vale incrementa renda produzindo alimentos

Mesa farta da família Campos: casal Edson e Lilia com os filhos Heloisa, Isadora e Edson Gabriel

Quem não conhece a sorridente Lilia Daiane Bonfim Campos nem imagina o talento que se esconde por trás de seu jaleco branco. Além de mãe, esposa e dona de casa, é uma confeiteira de mão cheia. Inclusive, no final do ano, foi destaque no programa Caminhos do Campo, da Rede Globo, com uma receita de doce de leite com castanhas pra lá de cremoso. O dom para a culinária foi despertado pelos cursos oferecidos pela cooperativa. "Matéria-prima, mão-de-obra e vontade é o que não faltam por aqui", brinca, ao revelar que a maioria dos ingredientes e a ajuda vêm da propriedade da família.

Os quitutes que antes eram saboreados apenas pelos mais próximos ganharam fama e clientela permanente. Por ano, ela produz cerca de 2.800 quilos de bolachas e pães, 360 quilos de bolos, 4.800 salgados, 120 litros de sucos, 100 litros de café, além de vários tipos de doces. Parte dessa produção vai direto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atende crianças de creches da região Campo Mourão (PR). O restante são encomendas para festas e cafés coloniais. Com o financiamento de uma cozinha industrial, Lilia sonha em ampliar a produção e até já se cadastrou para atender, pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), alunos das redes municipal e estadual a partir do ano que vem. "Com a renda extra, estamos melhorando a qualidade de vida de toda a família", enfatiza.

Multiplicando sonhos

Na propriedade de 12 alqueires na região de Piquirivaí (a 17 quilômetros de Campo Mourão), onde Lilia vive com o esposo Edson e os filhos Heloísa (16 anos), Isadora (11) e Edson Gabriel (6), as receitas multiplicam os sonhos. "Todo mundo coloca a mão na massa e o retorno é dividido entre todos". Segundo Lilia, a filha mais velha já está guardando dinheiro para a faculdade, a do meio, para tirar habilitação e o mais novo poupa tudo. "Aqui todos têm conta na Sicredi. O caçula é o segundo correntista mais novo da agência", revela, orgulhosa.

Associados da C.Vale em Campo Mourão, os integrantes da família Campos viram na cooperativa oportunidade de diversificação e crescimento. Numa área de 50 alqueires (próprios e arrendados), eles cultivam soja, milho, trigo, feijão, aveia, frutas, verduras e criação para o consumo. "É da terra e dos ensinamentos que estamos transformando a nossa realidade", enfatiza a confeiteira.

A pedido do Rotary Club da cidade, Lilia elaborou uma receita especial para o café colonial da entidade que caiu no gosto popular, a famosa torta de couve com milho. "É muito fácil e deliciosa", garante.

 

Torta salgada de couve e milho

Ingredientes Massa

3 ovos

3 xícaras de leite

½ xícara de óleo

1 colher de sopa rasa de sal

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de amido de milho

1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó

Ingredientes Recheio

15 folhas de couve médias

2 dentes de alho amassados

1 colher de óleo

½ lata de milho

½ colher de sopa rasa de sal

1 lata de creme de leite

Modo Preparo Massa

No liquidificador, colocar os ovos, o óleo e o leite, e bater bem. Acrescentar a farinha, o amido e o sal, bater mais um pouco. Adicione o fermento e dê uma leve batida.

Modo Preparo Recheio

Numa panela, colocar o óleo e o alho. Deixe fritar um pouco. Acrescente a couve picadinha até murchar. Adicione o sal e o milho. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

Montagem

Unte uma forma retangular, coloque metade da massa, o recheio e por cima o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 a 40 minutos ou até dourar.

Rendimento: 25 porções.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br