C.Vale

Notícias

01|03|2016 | Especial Dia das Mulheres: DNA da empreendedora

Para comemorar o Dia da Mulher, 8 de março, a C.Vale separou oito histórias de mulheres  simplesmente brilhantes. Elas mostram o seu talento não só na culinária, dando dicas de receitas, mas de empreendedorismo em tudo que se propõem a fazer.  Abrindo essa série, hoje os holofotes vão para dinâmica e espontânea, Ivete Terezinha Bittinger Hammes, do Mato Grosso do Sul.

Associada de Rio Brilhante (MS) se divide entre múltiplas tarefas

Família Hammes reunida para saborear o bolo de milho: Jacqueline, Omar, Ivete, Fabiano, Henrique, Renata e o pequeno João Antônio

Dinâmica e espontânea. Essas características definem com fidelidade o perfil da associada Ivete Terezinha Bittinger Hammes. Bem humorada e feliz com a vida, afirma que depressão ou desânimo passam a quilômetros de distância dela. "Não dou espaço e nem tempo para se aproximarem", revela, com uma gargalhada gostosa.

Esposa de Omar, mãe do agrônomo Fabiano e da médica Jacqueline, Ivete não esconde o orgulho de ver a família bem encaminhada e se multiplicando. A nora Renata e os netos Henrique e João Antônio deram um colorido a mais à vida deles. "A minha família é linda! Os meus netos são encantadores", destaca a vovó coruja, que nos finais de semana incorpora a cozinheira e faz delícias para a felicidade de todos. Nessa época do ano em que os mais de três mil hectares de terra estão cobertos por plantações de milho, é de lá que vem a inspiração e a matéria-prima para fazer o melhor bolo de milho da região. "Todos que comem, adoram", fala, sem modéstia.  

O empreendedorismo e a versatilidade estão no DNA de Ivete. Há 44 anos morando em Rio Brilhante (MS), ela diz que o tempo naturalmente se encarregou de conciliar várias atividades. Sempre com a família em primeiro lugar, ela ainda encontra espaço para atuar na agricultura e como empresária. "Há 22 anos tenho uma fábrica de móveis planejados e trabalho com compra e venda de gado", relata a executiva. O gosto pela marcenaria surgiu quando construiu a casa e teve que mobiliá-la. Segundo Ivete, o dono da melhor marcenaria da cidade tinha feito um mau negócio e acabou vendendo a estrutura para ela. "No primeiro momento ia usar os maquinários e a experiência dos funcionários só para fazer os meus móveis, mas depois acabei pegando gosto e hoje vivo buscando novidades para atender aos meus clientes."

Na sede da propriedade dos Hammes, criações de ovelhas, suínos, gado, galinha e produtos fresquinhos da horta garantem uma mesa farta para a família. "Você não tem ideia de como fica saborosa a carne de ovelha temperada só com sal branco e limão. Pode achar pouco, mas o segredo mesmo está no amor e no carinho na hora do preparo", revela, entre uma cuia e outra de chimarrão. 

Associados da C.Vale desde meados de 2006, os Hammes encontraram na cooperativa uma parceira que transmite segurança nas transações. "É nossa grande aliada", enfatiza Ivete. 

Receita

Ivete Hammes: "melhor bolo de milho do Mato Grosso do Sul"

Bolo de milho de liquidificador

Ingredientes

5 ovos

2 xícaras de leite

2 xícaras de açúcar

½ xícara de óleo

2 xícaras de flocão de milho

1 lata de milho verde (pode ser natural)

1 colher de sopa bem cheia de fermento

Uma pitada de sal

Modo de preparo

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite, o milho verde e o açúcar. Bata bem. Acrescente o flocão de milho e bata mais um pouco. Para finalizar, adicione o fermento com uma batida de leve. Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha, de preferência uma forma redonda com furo no meio. Asse em forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

"Não se assuste, a massa fica bem líquida mesmo, mas depois de assada o amido do milho a deixa bem consistente", diz Ivete, atestando que essa é a receita do bolo mais famoso de Rio Brilhante. 

Dica: Se desejar pode acrescentar 50 gramas de coco ralado a massa.

Rendimento: 10 porções

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br