C.Vale

Notícias

23/02/2016 | Inverno mais frio em 2016

El Niño perde força e deve dar lugar a La Niña no final de 2016

O El Niño está perdendo intensidade, mas vai seguir influenciando o clima no Brasil até o início do segundo trimestre de 2016. "As chuvas continuam acima da média no Sul pelo menos até abril e devem voltar ao normal durante o inverno", projeta o meteorologista Luiz Renato Lazinski. Em Mato Grosso, as chuvas este ano devem parar na época normal, até o final de abril, diferentemente do ano passado quando choveu além da época seca, informa o profissional do Instituto Nacional de Meteorologia.

Lazinski diz que o El Niño dará lugar a um curto período de neutralidade climática. O enfraquecimento do fenômeno vai ocorrer durante a transição para o outono/inverno. Em 2016, o frio deve ser mais rigoroso que o dos últimos dois anos. "Teremos ondas de frio mais intensas chegando ao sul do Brasil no final de abril e maio, com chance de alguma geada leve de baixada nas áreas mais altas lá pelo final de maio em diante. A chance de geada até o início de junho no oeste do Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul é muito pequena", assegura Lazinski.

A fase de neutralidade climática deve ser curta, pois as condições atmosféricas mudam outra vez com o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. "Tudo indica que deveremos ter a volta de uma La Nina para a próxima safra de verão", prossegue Lazinski. Caso a projeção se confirme, a safra 2016/17 será mais chuvosa nos estados do centro-norte do país, a exemplo de Mato Grosso, e mais seca no Sul.

Mesmo com frio mais intenso, risco de geadas precoces no Sul é baixo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br