C.Vale

Notícias

29/12/2015 | Cautela e ousadia em 2016

Alfredo Lang, presidente da C.Vale

Diferentemente dos outros segmentos econômicos, o ano de 2015 foi bom para o agronegócio brasileiro. Impulsionado pela disparada do dólar, o setor não só ajudou a amenizar os efeitos da crise como cresceu em níveis expressivos. É o caso da C.Vale, que está fechando o ano com faturamento superior à variação da inflação e com sobras maiores que em 2014. Além do mais, ampliamos significativamente o número de associados e, ao contrário dos demais segmentos, contratamos novos funcionários.

A alta do dólar valorizou os grãos e potencializou os ganhos dos associados, que tiveram, de maneira geral, boas safras de soja e milho. As exportações de carne de frango e de suínos também se tornaram mais rentáveis. Assim, o produtor conseguiu manter a trajetória de capitalização pela qual vem passando nos últimos anos.

Em 2016, no entanto, a alta do dólar vai elevar custos e reduzir as margens de lucro e isso, por si só, já é motivo de alerta aos produtores. Paralelamente, teremos o prolongamento da crise econômica que pode afetar o consumo de alimentos e a grande oferta de milho e soja dos Estados Unidos pressionando os preços agrícolas para baixo. São motivos mais que suficientes para o produtor ser cauteloso com investimentos, deixando para mais adiante despesas que exigem tempo maior para dar retorno.

A C.Vale não vai se intimidar perante as dificuldades políticas e econômicas que se prolongarão por 2016. Crises representam oportunidades e foi o que fizemos em 2015 ao expandirmos nossa atuação para o Rio Grande do Sul após acordo operacional com a cerealista Marasca. Contando com esse novo mercado, boas safras em outras regiões e com a ampliação da produção de frangos, queremos crescer ainda mais. Entendemos que é possível combinar cautela com ousadia. A primeira, para calcular com cuidado cada novo investimento, e a segunda, para identificar com precisão negócios promissores. Esperamos o mesmo da classe política. Que sejam cautelosos para não colocar o futuro do Brasil em risco e ousados para resolver rapidamente uma crise política que aprofunda as dificuldades da economia.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br