C.Vale

Notícias

27/10/2015 | C.Vale promove encontro de lideranças

Coordenador técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti

O dólar alto está sendo a salvação das lavouras. Ao sair de R$ 2,40 para quase R$ 4,00, a moeda norte-americana está sustentando os preços dos grãos no Brasil, compensando o efeito da queda das cotações internacionais, segundo o coordenador técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti. Ele explica que o aumento da oferta de soja derrubou os preços do grão de 12 para nove dólares o bushel nos últimos 12 meses. "A desvalorização do real fez com que os preços da soja ao produtor brasileiro melhorasse em relação a 2014", disse, durante encontro com lideranças da C.Vale, nesta terça-feira, 27, em Palotina. O evento também foi marcado pela palestra motivacional de José da Paz Cury, que abordou o tema Superação: o motivo para agir, construindo sua estrada.

Mafioletti avalia que a atual relação cambial vai aumentar a importância do agronegócio para a recuperação da economia brasileira. "O câmbio ajuda nos resultados das safras, das carnes e dos lácteos", observou. Ele lembrou que o agronegócio responde por 22% do PIB brasileiro.

O representante da Ocepar entende que os investimentos em ferrovias e rodovias, principalmente no centro-norte do país, vão melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro. Mafioletti explicou que a ferrovia Norte-Sul e os portos privados que estão sendo construídos no norte do país vão facilitar o escoamento da produção do Centro-Oeste e do Norte, e aliviar a movimentação dos portos mais ao Sul, melhorando a eficácia das operações.

O vice-presidente da C.Vale, Ademar Pedron, acompanhou o encontro de lideranças da cooperativa.

Robson Mafioletti ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br