C.Vale

Notícias

09/10/2015 | Paraná proíbe plantio de soja safrinha

Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

 

Medida entra em vigor a partir da temporada 2016/2017

Em busca de uma maior segurança das lavouras do Paraná, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), órgão ligado a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), proibiu o plantio de soja safrinha a partir da temporada 2016/17. A Portaria nº 193, publicada no último dia 6, estabelece o período de semeadura e colheita da oleaginosa no estado. Medida semelhante já está em vigência em Mato Grosso e Goiás.

A partir da safra 2016/17 está proibido o plantio de soja sobre lavouras de soja recém colhidas. O novo calendário estabelece o período de semeadura entre 16 de setembro e 31 de dezembro, enquanto o prazo para colheita e/ou interrupção do ciclo será 15 de maio, quando todas as áreas precisam estar colhidas e/ou as plantas dessecadas. Desta data até 15 de setembro ocorre o vazio sanitário, período de ausência de plantas vivas nas lavouras.

"Definimos um calendário que inviabiliza a soja safrinha. A intenção é manter o plantio concentrado em uma mesma época, reduzindo a possibilidade da ferrugem asiática", explica Inácio Kroetz.

Ainda segundo o executivo, a medida busca também reduzir a resistência do fungo aos fungicidas. "Quando começou o episódio da ferrugem asiática no Brasil (na safra 2000/01), os produtos tinham efeito sobre o fungo. Mas perderam eficácia. Então, reduzindo o período de plantas vivas no campo, reduz o uso de agrotóxico, que ficará mais eficiente nos próximos anos", ressalta Kroetz.

De acordo com dados da Seab, a atividade estava ganhando espaço no Paraná nos últimos anos. Na última temporada, a área com a cultura ocupou 132 mil hectares, 21% maior em relação a safra anterior. Em 2007/08, o terreno dedicado ao grão era de apenas 47 mil hectares. No Brasil, a estimativa é de que a soja safrinha ocupe cerca de 750 mil hectares.

Texto: Carlos Guimarães Filho / Gazeta do Povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br