C.Vale

Notícias

16/07/2015 | Menos risco, mais produtividade

C.Vale+Leite

Programa desenvolvido pela cooperativa estimula adoção de estratégias de gerenciamento da atividade leiteira

Não basta produzir. É preciso, também, gerenciar. Com este foco a C.Vale desenvolveu um programa de gerenciamento de atividade leiteira, que acompanha os índices zootécnicos e financeiros das propriedades, elevando a rentabilidade do produtor e fortalecendo a parceria entre cooperativa e associado.

De acordo com o médico veterinário da C.Vale, Wesley Felix, através de visitas quinzenais, profissionais do Departamento Veterinário da cooperativa realizam orientações personalizadas, com uso de programa de informática que possibilitam maior precisão e identificação dos pontos a serem melhorados na propriedade. "A gestão é realizada através do resultado econômico mensal, fundamentado nas receitas e despesas inerentes a atividade, através da avaliação dos principais índices de produtividade e rentabilidade da atividade", pontua Felix.

O gerenciamento inclui avaliação individual e coletiva do desempenho dos animais. Os dados são produzidos a partir do acompanhamento de pastagens, piqueteamento e fornecimento de volumoso e concentrado. O C.Vale+Leite monta um plano de ação no início dos trabalhos para monitorar o desempenho de cada propriedade. "A necessidade de gestão é cada vez mais forte nos diversos setores agropecuários. O programa é uma consultoria pecuária baseada em pilares como reprodução, alimentação e gerenciamento financeiro, em que o produtor e o consultor elegem qual o ponto a ser atacado primeiramente. O objetivo é conhecer os números da propriedade e ajudar a gerenciá-los, visando, assim, maior rentabilidade à atividade", completa o gerente do Departamento Veterinário da C.Vale, Rafael Weiss.

Resultados

Na Granja Sol Nascente, de propriedade da Família Dalastra, o programa C.Vale+Leite, já está apresentando bons resultados. Do plantel de 75 animais, 44 vacas estão em lactação e são responsáveis pela produção de 23,5 litros/ vaca dia. O produtor Anderson Dalastra diz que a produtividade aumentou consideravelmente após a implantação do programa. "Cada vez a margem de lucro está mais estreita, temos que otimizar os resultados. O programa veio numa boa hora, pois tínhamos chegado num nível tecnológico em que a propriedade precisava aprimorar a coleta dos dados ‘prá’ gente alcançar o lucro desejado", declarou.

Produtor Anderson Dalastra e médico veterinário Wesley Felix acompanham indicadores da propriedade

Anderson com os pais Ilídio e Terezinha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br