C.Vale

Notícias

24/04/2015 | Renovação no cooperativismo

Lideranças de cooperativas participaram de encontro na cidade da Lapa (PR)

Responsabilidade, liderança, amizade, competência, e o papel de cada um na família, na cooperativa e na sociedade. Estes foram alguns dos temas trabalhados durante o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem (Elicoop Jovem), dias 16 e 17 de abril, na Lapa, região metropolitana de Curitiba. Promovido pelo Sescoop/PR, e tendo a Cooperativa Bom Jesus como anfitriã, o Elicoop Jovem 2015  reuniu 34 participantes de diferentes regiões do estado. São jovens, filhos de cooperados, na faixa etária de 16 a 27 anos.

Os consultores João Carlos de Oliveira e Carmem Machado levaram os jovens líderes a refletir sobre suas atitudes, comportamentos e pretensões. "Dedicamos um tempo dentro do Elicoop para trabalhar a questão da identidade do jovem, despertando nele a noção de pertencimento. Queremos mostrar que ele existe, é capaz e que outras pessoas confiam nele. Portanto, ele tem que aceitar a ideia de que é um líder e desenvolver suas competências para isso", disse João Carlos.

Segundo Carmem Machado, o Elicoop também tem o objetivo de incentivar o envolvimento do jovem nas ações que são realizadas para ele. "Estamos aqui também para avaliar o trabalho que o cooperativismo vem realizando com os jovens no Paraná, além de estruturar as ações para 2015 e formatar o 24.º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense (Jovemcoop). Mas é um trabalho em que nós adultos, só mediamos. São os jovens que irão planejar o Jovemcoop, dizer o que querem que seja feito, o formato, a programação, além de refletirem sobre a forma que a cooperativa influencia na vida deles, e como eles se vêem como jovens cooperativistas dentro da comunidade. Tudo isso é discutido, mas pelo olhar dos jovens", frisou.

QUALIFICAÇÃO

Aos 27 anos, Elaine Romam conta que começou a participar do grupo de jovens há quatro anos, e que atualmente é secretária do núcleo jovem da C.Vale. "Tudo o que envolve os jovens e as cooperativas tem o meu incentivo, porque reconheço a importância do que vem sendo feito conosco. Só tenho a agradecer às oportunidades, como a participação em treinamentos, em eventos do cooperativismo, como o Expocoop e também o Encontro Estadual de Cooperativistas", ressaltou. Segundo ela, o Elicoop desperta nos jovens a motivação para melhorar como pessoa e também preparar um evento (Jovemcoop). "Estamos nos dedicando à preparação do Jovemcoop com muito carinho, porque queremos trazer outros jovens para o cooperativismo", disse. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Ocepar)_

Elaine Romam e a analista de cooperativismo da C.Vale Eliza Basso no Eliccop

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br