C.Vale

Notícias

14/04/2015 | Aveia, pastagem para o inverno todo

Variedades de ciclo diferente garantem alimento por mais tempo

Os pecuaristas devem aproveitar o outono para a semeadura de pastagens. No Paraná, a aveia é uma das opções e o plantio deve ser feito, preferencialmente, até o final de maio. Para melhorar a oferta de forragem durante o inverno, o mais indicado é a utilização de variedades de ciclos diferentes para que elas alcancem o ponto ideal de pastejo em épocas distintas. Isso pode ser feito através do plantio separado ou até mesmo da mistura de sementes, como, por exemplo, da cultivar Garoa 29, de ciclo curto, e a IPR 126 e Iapar 61, de ciclo longo.

A recomendação do médico veterinário da C.Vale Adílson Sponchiado é de que o primeiro corte ou pastejo seja feito quando a planta atingir 30 a 40 centímetros de altura, o que normalmente ocorre por volta dos 50 dias após a emergência. O corte ou pastejo da rebrota deve acontecer 30 dias depois.

Conforme Sponchiado, a área de pastagem pode ser dividida de quatro a oito piquetes com pastejo de três a cinco dias e período de descanso de 15 a 21 dias, o que permite de dois a quatro ciclos de pastejo.

Cultivo de aveia pode garantir alimento abundante durante o inverno

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br