C.Vale

Notícias

02|03|2015 | Mulheres em foco: A história das Kortz

Para registrar o Dia Internacional da Mulher, oficialmente comemorado no dia 8 de março, a C.Vale vai publicar várias histórias de mulheres que fazem a diferença. Abrindo o calendário da semana, hoje resgataremos a história das cunhadas Adriani e Iria Kortz, da região de Maripá (PR).


Mulheres da Família Kortz

Iria e Adriani Kortz (violão): emoção ao se apresentar com o cantor Daniel

Mulher, esposa, mãe, dona de casa já seriam atribuições que preencheriam o dia de qualquer pessoa. Mas elas vão além: participam do Núcleo Feminino da C.Vale, das diretorias da comunidade, da escola, da igreja, cuidam de aviários, pintam, bordam e cantam. Projetos futuros: muitos! Vão deste a construção de casa até voltar aos bancos escolares. Estamos falando das cunhadas Adriani e Iria Kortz, de Candeia, distrito de Maripá (PR).
Casadas com os associados Jair e Jairo, elas revelam que a timidez as mantinham afastadas do convívio social. “Sofria só de pensar de ter que ir em algum lugar sozinha. Nem dormia à noite, sem contar que, quando saía, não conseguia conversar com ninguém, de vergonha”, lembra Iria. As mudanças vieram depois que começaram a participar dos cursos oferecidos pela cooperativa. “Mas a grande transformação mesmo foi quando entramos para o Núcleo Feminino. A mudança foi de mil por cento”, diz Adriani. Elas destacam que os cursos despertaram a autoconfiança e ainda ensinaram a administrar melhor os negócios da família. Outro ganho substancial foi o círculo de amizades. “Aumentou muito. Hoje os nossos parentes falam que somos outras mulheres, e somos mesmo!”, avalia Iria, satisfeita.

Coral dos Kortz
Nas comemorações alusivas aos 50 anos da C.Vale, Iria e Adriani fizeram parte do coral. Elas se juntaram a outras 64 vozes para cantar a música “Oração do Cooperado”, uma paródia da música Oração da Família do Padre Zezinho. “Sempre gostei de cantar e tocar violão. Mas cantar com o Daniel, foi uma emoção indescritível. E tudo isso só foi possível graças ao Núcleo Feminino da C.Vale” relembra Adriani.

Mulheres dos Núcleos Femininos em foto histórica com o presidente da C.Vale Alfredo Lang e o cantor Daniel, em novembro de 2013

Grande família
Numa área de pouco mais de cinco alqueires, os Kortz mantém cinco aviários que produzem, em média, 110 mil aves a cada 45 dias. Reproduzem bezerros para comercialização e criam cabritos. Dispõem de quatro tanques de peixe para lazer, produzem soja e milho numa área de 89 alqueires na região de Iporã e ainda administram oito caminhões de calcário que prestam serviço para a C.Vale, em parceria com um sócio. Os negócios da família são administrados pelos irmãos Jairo, Jair e Jaime com apoio das esposas, filhos, mãe, sogros e cunhados. “São 14 pessoas que ajudam em tudo. Somos uma grande família”, resume Adriani.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br