C.Vale

Notícias

17/10/2014 | Projeto dos alunos de Palotina é aprovado pela Câmara Municipal

Alarmados pelo descaso com o Marco Histórico dos Pioneiros do município, alunos foram à prefeitura para cobrar uma solução.
 
O marco histórico dos pioneiros de Palotina (PR) está deteriorado e fora do seu local original. Mas por pouco tempo. Em visita ao local, guiados pela professora Clarice S. Possatti, os alunos da Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco resolveram encontrar uma solução para revitalizar o monumento. Sugerido pelo prefeito Jucenir Stenzler, que recebeu o grupo em seu gabinete, o pedido de revitalização foi encaminhado à Câmara Municipal e aprovado por unanimidade em 14 de outubro de 2014.
Esse projeto escolar gerou uma ação efetiva no município de Palotina, impulsionado pela utilização da metodologia desenvolvida pela Geodinâmica envolvendo o livro do estudante “Atlas Ambiental Mata Viva: Palotina, PR, Brasil”, entregue a todos os alunos das redes públicas, e formação dos professores. O Programa Atlas Ambiental Mata Viva é promovido pela Fundação Espaço ECO e C.Vale com apoio da Prefeitura de Palotina. A professora Clarice faz parte do grupo de professores que participaram da formação ministrada durante o ano. Em seu projeto, Clarice destaca que “anualmente, os estudantes da rede municipal de ensino realizam visita ao Marco Histórico dos Pioneiros, com o intuito de promover o entendimento de que cada cidadão faz parte da história do município e assim conscientizá-los da importância de sentirem parte deste contexto”.
O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva, do qual o Atlas Ambiental é uma das ferramentas, é realizado pela Unidade de Proteção de Cultivos da BASF juntamente com cooperativas agrícolas. Por sua vez, a Fundação Espaço ECO é a responsável pela gestão estratégica do Mata Viva. O trabalho tem beneficiado cooperativas, agrônomos, agricultores, técnicos e, principalmente, o ambiente onde o programa está inserido. Os benefícios se dão por meio de educação, treinamentos e recuperação de matas ciliares. Em Palotina o programa é realizado em parceria com a C.Vale.

Crédito: Clarice S. Possatti

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br