C.Vale

Notícias

14/08/2014 | Professores são qualificados no Projeto Atlas Ambiental Mata Viva

Iniciativa da C.Vale, BASF, Fundação Espaço ECO e Prefeitura de Palotina

Professores participaram do terceiro módulo da qualificação.

Em setembro de 2013, foi lançado em Palotina o Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva, que beneficiará 3.899 alunos de 22 escolas públicas e particulares do ensino fundamental do município. Trata-se de uma iniciativa da BASF, implementada pela Fundação Espaço ECO, com apoio da C.Vale e Prefeitura de Palotina. O projeto consiste em um conjunto de ações educacionais que passam por uma pesquisa sobre as características ambientais, geográficas e históricas locais e desenvolvimento de material didático com informações gerais e sobre a cidade. Também como parte desse processo, entre os dias 13 e 14 de agosto, aconteceu a capacitação de 44 professores que participaram do terceiro módulo da qualificação para trabalhar com o material em sala de aula. Está previsto mais um encontro para o mês de setembro, totalizando 64 horas/treinamento.
O destaque desta capacitação é que pela primeira vez será inserido o conteúdo de ecoeficiência como contribuição para o ensino da ciência e da sustentabilidade na rede de ensino formal. De acordo com o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD - World Business Council for Sustainable Development), a ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida ao mesmo tempo em que reduz progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos (como exemplo as matérias prima, energia e água) ao longo do ciclo de vida a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada da Terra.
“Embora seja um conceito com base científica, a ecoeficiência nada mais é que um método para medir e avaliar a sustentabilidade e que pode ser aplicado no dia a dia das pessoas. Nessas capacitações, os educadores identificam diversas oportunidades para ensinarem os alunos a aplicar esse conceito dentro e fora da sala de aula”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO.
Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o Atlas Ambiental é mais uma ferramenta de aprendizado à disposição dos alunos e professores. “Neste projeto, Palotina não é apenas um ponto no mapa, mas uma referência que estimula a percepção de que o aluno faz parte de algo muito grande. Todo o projeto pedagógico é adaptado para nossa realidade. Nossos professores e alunos se reconhecem como cidadãos e percebem o quanto são importantes para as questões culturais, sociais, ambientais e econômicas do País e do Planeta”.
PROJETO
O Projeto Educacional Atlas Ambiental Mata Viva é composto por textos, infográficos e imagens de satélite que retratam questões ligadas à história, geografia, economia e temas socioambientais de Palotina, do Paraná e do Brasil. O programa visa criar novos multiplicadores da sustentabilidade em cada região, promovendo, além da capacitação dos professores, um aprendizado a alunos das escolas públicas sobre as características ambientais e compostos por textos, infográficos, imagens de satélite que aborda grandes áreas do conhecimento humano relacionadas às características do município em que vivem, apresentando uma nova perspectiva das ações locais e seu impacto global.
O prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, destaca o benefício dessa ação para o futuro da cidade. “Com essa capacitação os professores conseguirão lecionar a sustentabilidade como legítimos conhecedores do tema. Assim, nossas crianças saberão da importância da ação de cada indivíduo e seu impacto para o planeta”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br