C.Vale

Notícias

04/07/2014 | CLIMA DE COPA: Diversificação em campo

Alessandro domina, dribla e faz golaço na diversificação

 Iraceli com o marido e o filho: diversificação em alta

A família Mori Nunes entrou em campo na década de 60, quando os patriarcas Antônio Mota Nunes e Dolores Nunes deixaram Osvaldo Cruz (SP), com oito filhos, para formar a sua primeira seleção em Assis Chateaubriand, interior do Paraná. Os convocados vieram com a missão de desbravar as terras ainda fechadas pela mata virgem na localidade de Silveirópolis. A sementinha lançada em solo fértil, há mais de cinco décadas, rompeu fronteiras e se multiplicou. Hoje, a linhagem forma um timão com 96 atletas, que atuam nas posições de avós, pais, filhos e netos, 100% deles com DNA ligado à terra.
A primeira geração trabalhou fortemente nas categorias de base. Destocaram, abriram clareira e semearam os primeiros frutos e ensinamentos. Lorival Mota Nunes, sétimo filho de Antônio, conheceu Iraceli Mori Nunes, há 39 anos, e, com ela, formou a família série A: Adriana, Alessandro e Ana Paula. Trabalharam de sol a sol e diversificaram os campos de atuação. A terra garantiu diplomas de professora e fisioterapeuta para as meninas e de jogador profissional para Alessandro Mori Nunes. 
Revendo a trajetória do menino talentoso, que batia bola desde os seus primeiros passos, refletia nele a ginga do pai, que também nutre desde criança uma grande paixão pelo futebol. “Deus sabe o que faz. Eu não pude seguir a carreira de jogador, mas o meu filho fez isso por nós dois”, diz, orgulhoso, Lorival, conhecido como “Loro”. A mãe reforça dizendo que o começo não foi fácil para ninguém. “Ele era apenas uma criança quando foi jogar no Rio de Janeiro. Mesmo numa cidade tão grande, tão cheia de influências, os valores familiares permaneceram.”
Depois de 21 anos dedicados ao futebol profissional, passando por sete times, 486 jogos oficiais e conquistando inúmeros títulos, entre eles o Mundial de Clubes e Libertadores em 2012, e Recopa Sul-Americana em 2013, o lateral direito anunciou sua aposentadoria no final do ano passado e se tornou coordenador de futebol do Corinthians e agricultor. “Aposentadoria é um modo de falar, porque jogador e agricultor nunca se aposentam”, brinca Alessandro, hoje com 35 anos.
O fruto de seu trabalho nos gramados se multiplicou nos campos de produção agrícola. Orientado pelo pai, que é associado da C.Vale desde 1980, Alessandro comprou terras e, recentemente, construiu dois aviários com capacidade para alojar 35 mil aves cada e está no processo de construção de mais dois. “Não podemos apostar tudo numa única atividade. A diversificação dá segurança e é uma grande alternativa para se manter forte na atividade”, diz ele, que se tornou sócio da C.Vale em julho de 2009. Os primeiros cinco lotes entregues à cooperativa asseguraram uma renda líquida de cerca de R$ 50 mil reais. Até o final do ano, a família Mori Nunes alojará 140 mil aves por lote. “É uma atividade que dá tranquilidade e retorno porque não depende de clima”, avalia “Loro”, que, junto com o funcionário Ademir do Carmo Galo, cuida dos aviários do filho.
Na família, Alessandro continua com a braçadeira de capitão, o pai atua na posição de técnico, as irmãs e a filha, na torcida organizada e a mãe, na arbitragem. “Não deixo passar nada. O que é certo, é certo. Aqui eu marco o pênalti e ainda cobro”, brinca dona Iraceli.

Alessando e o pai Lorival: habilidade passada de pai para filho

Ficha Técnica


Nome
: Alessandro Mori Nunes
Apelidos: Guerreiro e Eterno Capitão
Nascimento: 10/01/1979
Natural: Assis Chateaubriand (PR)
Pais: Lorival Mota Nunes e Iraceli Mori Nunes
Irmãs: Adriana e Ana Paula
Filha: Ana Clara
Posição: Lateral-direito
Jogos como profissional: 496
Gols marcados: 17
Times: Flamengo, Palmeiras, Dínamo de Kiev (Ucrânia), Cruzeiro, Grêmio, Santos e Corinthians.
Conquistas: 22 títulos, entre eles Mundial Interclubes em 2012, Libertadores 2012, Recopa 2013, Brasileirão 2011, Paulistão 2013 e 2009, Copa do Brasil 2009 e Brasileirão Série B 2008.
Associado da C.Vale: 07/07/2009

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br