C.Vale

Notícias

18/06/2014 | Associado da C.Vale produz pé de soja com mais de 21 mil vagens

Um pé de soja para não ser colhido, apenas admirado. A planta, produzida pelo associado da C.Vale, Nelson Kappes, tem 2,90 de altura e, ao lado de um trator, seria capaz de alcançar a capota da máquina. Com inacreditáveis 21.425 vagens, é o maior pé de soja já produzido no Brasil, segundo o instituto RankBrasil. Kappes é um aficcionado pelo desafio de cultivar plantas gigantes. Em 2010, produziu um pé com 17.799 vagens. Ele já venceu duas vezes e tem dois segundos lugares no concurso de soja gigante que é realizado, desde 2008, pela comunidade Ivani, interior de Santa Carmem (MT).
Kappes se dedica à tarefa na propriedade de 80 hectares onde cultiva soja comercial. No entanto, a produção de plantas gigantes obedece a uma série de procedimentos bem distintos da lavoura que garante o sustento da família. Nelson explica que abre uma cova onde coloca adubo orgânico e químico. As sementes são depositadas no local em outubro e, após a emergência, a planta recebe luz de forma constante por 130 dias com o auxílio de lâmpadas fluorescentes. “A iluminação à noite engana fisiologicamente a planta porque não a deixa desenvolver o hormônio para a produção da flor, explica Claudinei Kappes, filho de Nelson e pesquisador da Fundação Mato Grosso. Durante o desenvolvimento, a planta recebe adubação foliar e fungicidas. Conforme Claudinei, mesmo com cuidados especiais, o florescimento da planta pode ser prejudicado pelo excesso de sol, altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Como a planta cresce muito, Nelson Kappes utiliza uma armação de madeira ao redor da planta para amarrar os galhos. Em um pé convencional, de um metro de altura e 100 vagens, isso não é preciso, mas em uma planta com 200 vezes mais vagens, as ramas não suportariam o peso dos grãos.
O pé de soja de Kappes exigiu cinco horas para que todas as vagens fossem contadas. Como pretende levar a planta para exposições e feiras em vários estados, ele a preserva em uma redoma de madeira e vidro. O produtor calcula que o pé de soja gere mais de oito quilos de sementes.

Kappes cultivou maior pé de soja já produzido no Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br