C.Vale

Notícias

13/03/2014 | Seca reduz em 5% a safra de soja do país

Conab prevê safra total de grãos com 188 milhões de toneladas, superando última temporada

A estiagem registrada no final de janeiro e no início de fevereiro teve impacto considerável sobre as lavouras brasileiras de soja. De acordo com o 6.º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem, a colheita de oleaginosa na temporada 2013/14 será de 85,4 milhões de toneladas, queda de 4,6 milhões (t) em relação à estimativa do mês passado.
Em relação à safra total de grãos, a Conab projeta 188,7 milhões de toneladas, corte de 4,9 milhões comparado ao levantamento de fevereiro. Mesmo assim, confirmando o número, será uma colheita nacional recorde, superando os 187,4 milhões de toneladas da temporada passada.
“A estiagem foi forte. Algumas cooperativas estão relatando quebra de 20% na colheita de soja”, aponta o analista econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti. “O mercado já estava trabalhando com essa redução. Então, não deve repercutir muito nas cotações da commodity”, acrescenta.
No mês passado, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontou quebra de 2 milhões de toneladas de soja no Paraná, podendo ser ainda maior e chegar a 2,5 milhões de t. O prejuízo aos agricultores seria de R$ 2 bilhões.
O relatório ainda traz uma novidade em relação a soja. Técnicos da estatal registraram o interesse de produtores em plantar uma segunda safra de soja, na mesma área ocupada pela oleaginosa no verão. Porém, a Conab alerta para “o risco de enormes prejuízos, causados por um eventual descontrole no combate às pragas e doenças, factíveis de acontecerem”.

Milho
Outra surpresa do documento é a projeção de crescimento do milho safrinha em relação a fevereiro. A Conab aponta 43,7 milhões de toneladas do cereal, 1 milhão a mais que número indicado no último relatório. A previsão vai de desencontro à insatisfação de muitos produtores que, em função da desvalorização do produto, planejavam reduzir a área do cereal.Considerando as duas safras, a produção brasileira 2013/14 deve atingir 75,1 milhões de toneladas, seis milhões menor em relação à temporada passada.
Fonte: Gazeta do Povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br