C.Vale

Notícias

18/11/2013 | Águas de novembro mais escassas no Sul

Centro-Oeste deve se beneficiar com boa distribuição das chuvas

A irregularidade das chuvas deverá ser a principal característica da primavera no Sul do Brasil. Apesar da tendência de que o volume das precipitações fique dentro da média, as lavouras de soja poderão enfrentar períodos sem chuvas, principalmente durante o mês de novembro. “A partir de novembro, a expectativa é de períodos de tempo seco mais longos”, informa a Somar Meteorologia. Para o Simepar, o trimestre vai alternar períodos secos com precipitações volumosas em uma região e poucas chuvas em locais próximos.
Essas condições estão relacionadas à manutenção da neutralidade climática, ou seja, à inexistência de El Niño ou La Niña. A irregularidade das chuvas é a principal característica do clima no Sul do Brasil em situações como essa. Períodos de tempo mais seco costumam ser acompanhados de altas temperaturas. “É um ano neutro, os extremos se acentuam. Teremos períodos em que chove demais e períodos em que não chove praticamente nada. Sem meio termo, prevê o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Mteorologia (Inmet).
Para o Centro-Oeste, a chegada da primavera (22 de setembro) significa o retorno das chuvas, mas neste ano a tendência é de volumes ligeiramente abaixo da média. As chuvas acontecerão até com frequência, mas os acumulados ficarão abaixo do normal para o período, diz Celso Oliveira, da Somar Meteorologia. Segundo ele, a primavera será mais quente em o normal em Mato Grosso. Apesar disso, a tendência é de que a safra de verão transcorra sem maiores problemas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Mesmo em um ano neutro, as chuvas são mais regulares. No geral deve ser uma safra boa, a exemplo da última safra de verão”, projeta Lazinski.

Período de poucas chuvas em novembro pode complicar desenvolvimento das lavouras de soja no Sul

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br