C.Vale

Notícias

03/09/2013 |Projeto que une educação e sustentabilidade será lançado em Palotina

Serão distribuidos entre alunos e professores 3.899 livros compostos por textos, infográficos e imagens de satélite com características do município.

 Alunos e professores das redes pública e privada de ensino receberão 3.899 livros do Atlas Ambiental Mata Viva, projeto que apresenta informações adaptadas à realidade do município Palotina (PR), 03 de setembro de 2013 – O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva, iniciativa da BASF, implementado pela Fundação Espaço ECO (FEE), lança nesta sexta-feira (06/09), o Atlas Ambiental Mata Viva de Palotina. Trata-se de um projeto educacional de diagnóstico de municípios e capacitação de professores que compõe material didático exclusivo, com informações adaptadas à realidade das cidades beneficiadas. A solenidade de lançamento será às 10h, no Auditório da C.Vale. O evento faz parte da programação da Expo Palotina que este ano tem como tema sustentabilidade.
O Atlas Ambiental Mata Viva de Palotina é uma iniciativa da Cooperativa C.Vale em parceria com a Prefeitura Municipal de Palotina, BASF e Fundação Espaço ECO. Durante o lançamento, lideranças e autoridades envolvidas na ação estarão presentes. O projeto educacional de Palotina beneficiará cerca de quatro mil estudantes de 22 escolas e capacitará 44 professores das redes municipal, estadual e privada de ensino.
“Não havia melhor ocasião para o lançamento do projeto. Neste ano, a Expo Palotina tem como tema a importância da sustentabilidade e o Atlas Ambiental Mata Viva vem para mostrar como estamos colocando a sustentabilidade em prática na nossa comunidade”, comentou Alfredo Lang, presidente da C.Vale.
As ações do projeto educacional Atlas Ambiental Mata Viva em Palotina contemplarão a realização de encontros de capacitação de professores, pesquisas, concursos de desenho, entre outras. Este processo ainda contará com a entrega de 3.899 livros compostos por textos, infográficos, imagens de satélite que aborda grandes áreas do conhecimento humano relacionadas às características do município. Entre as áreas abordadas estão história, geografia, aspectos econômicos e temas socioambientais.
“A sustentabilidade é um tema transversal a diversas áreas. O Atlas Ambiental Mata Viva deixa isso claro e ajuda nossos professores e alunos a entenderem isso no dia a dia da escola e em diversas disciplinas. A importância do tema é muito mais internalizada dessa forma”, acredita Judith Sendtko, secretária Municipal de Educação e Cultura de Palotina.
Além de promover a capacitação dos professores, esse projeto oferece um aprendizado a alunos de escolas públicas e privadas sobre as características ambientais da região em que vivem, apresentando uma nova perspectiva das ações locais e seu impacto global. Com isso, pretende-se criar novos multiplicadores da sustentabilidade em cada região. Ao todo, o projeto já beneficiou mais de 50 mil estudantes e mais de 400 professores capacitados de 264 entidades entre escolas e instituições.
“Queremos presentear Palotina com o fornecimento de um material didático para as escolas, mas também para que cada cidadão possa contribuir a partir de sua cidade, sendo um agente mobilizador para melhorar a qualidade de vida”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO.
O Atlas Ambiental Mata Viva integra a vertente educacional do Programa Mata Viva que ainda conta com os projetos Teatro Mata Viva e o Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva. O Atlas Ambiental Mata Viva já existe em outras seis cidades: Bebedouro (SP), Campo Mourão (PR), Castro (PR), Guaíra (SP), Guarapuava (PR) e Guaratinguetá (SP).

Histórico
O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva surgiu há quase 30 anos com o objetivo de adequar ambientalmente o trecho da mata ciliar no Rio Paraíba do Sul. Com o passar dos anos, devido ao êxito das ações desenvolvidas, o programa começou a ser trabalhado com clientes e parceiros da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF.
Atualmente, sob responsabilidade de implementação da Fundação Espaço ECO, o Programa acontece em parceria com agricultores, por meio de cooperativas agrícolas e de empresas de importantes regiões produtoras do País.
Além dos projetos de educação ambiental, o Programa Mata Viva conta com iniciativas de adequação ambiental, diagnóstico e monitoramento das áreas recuperadas. Ao todo, o programa já promoveu a restauração de 518 hectares, o diagnóstico de cerca de 42 mil hectares e atendeu 144 propriedades divididas em 75 municípios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br