C.Vale

Notícias

19/07/2013 | Massa polar histórica deve provocar geadas e neve

O fim de semana terá chuvas, sol e forte queda de temperatura. Uma frente fria e áreas de instabilidade influenciam o tempo a partir da noite desta sexta-feira provocando pancadas no chuva no Paraná, mas o sol volta durante o sábado. No final do dia retornam as condições para chuva. O domingo será mais fechado e chuvoso no Paraná e Santa Catarina, mas as condições começam a mudar no final do dia com a aproximação de intensa massa de ar polar, a mais forte desde o ano 2000. Na segunda, pode nevar nos Aparados da Serra (RS) e no Planalto Sul (SC).
- Vai nevar em algumas áreas do sul do Paraná e existe chance pequena de neve também em Curitiba na madrugada e amanhecer de segunda, alerta Luiz Renato Lazinski, do Inmet.
A onda de frio é continental e vai alcançar grande parte do Brasil.
- O frio também provoca geadas nos estados do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, São Paulo e sul de Minas Gerais, além do Paraguai, completa Lazinski.
Lavouras de trigo e café deverão ser afetadas.
As saídas dos modelos de previsão desta sexta-feira atrasaram um pouco a chegada do frio e das chuvas, informa Márcio Custódio, da Somar Meteorologia.
A sensação térmica pelo efeito do vento sudoeste (Minuano) pode chegar a 15 ºC abaixo de zero nos Aparados da Serra (RS). Também pode ocorrer o fenômeno da geada negra entre segunda e terça-feira em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Geada negra é fenômeno que ocorre quando temperaturas negativas e ventos moderados a fortes provocam o congelamento da seiva nas plantas.

Projeção de temperaturas mínimas

 Estado  Temp.   
 SC  -10 a -8 ºC 
 RS  -8 a -6 ºC
 PR  -5 ºC


       
  

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br